Viaje dentro do lindo buraco recém-descoberto na Grande Barreira de Coral

06/10/2017 às 09:382 min de leitura

A Grande Barreira de Coral, na costa australiana, é um dos lugares mais incríveis do planeta: são 2,2 mil km de comprimento e largura variando de 30 km a mais de 700 km! Isso gera mais de 600 ilhas de diferentes tamanhos e cerca de 300 atóis de recife. Com tamanha magnitude, é normal que muitos pontos fabulosos dessa formação ainda não tenham sido descobertos.

Recentemente, biólogos marinhos sediados nas Ilhas Whitsunday resolveram investigar uma região do Grande Barreira depois que fotos do Google Maps mostrou a possível existência de um “buraco azul”. Ao chegarem à área, eles realmente detectaram a primeira formação geológica desse tipo já registrada na barreira de corais.

Trata-se de uma espécie de sumidouro ou caverna, tendo sido originada após uma erosão que fez o terreno ceder e ficar muito mais profundo que as áreas que circundam o buraco. Ele provavelmente surgiu durante a última Era do Gelo, quando o nível dos mares era muito mais baixo em todo o planeta.

O biólogo Johnny Gaskell é um dos responsáveis pela descoberta e publicou o vídeo acima. Ele disse ter ficado encantado com a quantidade de corais dos gêneros Seriatopora e Acropora. “Ambos estavam entre as maiores e mais delicadas colônias que já vi”, explicou Gaskell.

O cara ainda comparou a descoberta com o Grande Buraco Azul, em Belize, apesar de não ser tão profundo. “Mas é um lugar realmente único”, enfatiza. A profundidade preservou a fauna e a flora desse local, já que a região mais ao norte dessa barreira de corais recentemente sofreu grandes danos com a passagem do ciclone Debbie.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: