Rocha espacial do tamanho de baleia passou pertinho da Terra e ninguém viu
189
Compartilhamentos

Rocha espacial do tamanho de baleia passou pertinho da Terra e ninguém viu

Último Vídeo

Apesar de haver tanta gente por aí monitorando o cosmos em busca de rochas espaciais podem oferecer riscos à vida na Terra, a verdade é que vira e mexe ficamos sabendo de objetos celestes que passaram de “raspão” pelo nosso planeta e que só foram descobertos depois de sua aproximação. O mais recente deles foi um asteroide mais ou menos do tamanho de uma baleia que, se tivesse nos acertado, teria causado um belo de um estrago!

Orbita do asteroide 2017 VL2O asteroide 2017 VL2 deve passar novamente pertinho de nós em 2125 (Metro/Science Photo Library/Getty)

De acordo com Dan Satherley, do site News Hub, o pedregulho foi batizado como 2017 VL2 e passou a pouco mais de 117 mil quilômetros de distância de nós. Isso significa que a rocha passou a menos da metade da distância que existe entre a Terra e a Lua — o que, em termos astronômicos, é o mesmo que dizer que o astro passou pertinho daqui.

Oi! Tchau!

O objeto só foi descoberto um dia depois de sua passagem pelas proximidades do nosso planeta por um time de astrônomos no Havaí, e os cientistas estimaram o tamanho da rocha entre 16 e 32 metros e calcularam que ela está zunindo a quase nove quilômetros por segundo pelo Universo.

Cratera criada por asteroideEsse seria o tamanho da cratera produzida em caso de colisão (News Hub/simulator.down2earth.eu)

Apesar de não ser nenhum asteroide com dimensões capazes de provocar a extinção da vida no planeta, foi uma sorte o pedregulho não colidir contra a Terra. Afinal, se tivesse caído por aqui, o impacto liberaria uma quantidade de energia 15 vezes superior à liberada durante a explosão da bomba de Hiroshima — o que seria suficiente para obliterar uma cidade como a de Auckland, na Nova Zelândia.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.