Nova leva de imagens de Júpiter é simplesmente espetacular. Confira!

08/01/2018 às 10:022 min de leitura

Se você estava sentindo falta das imagens de Júpiter — o maior e um dos mais belos planetas do Sistema Solar —, prepare-se para matar a saudade com uma seleção simplesmente espetacular que foi divulgada pela NASA recentemente. Veja a seguir uma amostrinha do que vem por aí:

Juno sobrevoando Júpiter(Business Insider/NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin Gill)

De tirar o fôlego

De acordo com Dave Mosher, do site Business Insider, as belíssimas imagens foram processadas a partir de registros capturados pela diligente sonda espacial Juno durante sua décima passagem em alta velocidade ao redor do gigante gasoso, realizada no dia 16 de dezembro. Confira outro vislumbre de Júpiter:

Júpiter(Business Insider/NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/Seán Doran)

Para quem não sabe, a pequena espaçonave — que faz parte de uma missão que custou US$ 1 bilhão à agência espacial norte-americana — se aproxima de Júpiter a cada 53 dias, mais ou menos, e é durante essas passadas que ela captura novos registros e os envia ao nosso planeta.

Júpiter(Business Insider/NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/Kevin Gill)

Segundo Dave, Juno captura essas imagens incríveis enquanto viaja perto de 210 mil quilômetros por hora, mas os registros muitas vezes levam dias e até semanas para chegar até a Terra. Evidentemente, os instrumentos da sonda não fazem as fotos espetaculares que vira e mexe compartilhamos aqui no Mega Curioso. Olha outra!

Júpiter(Business Insider/NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/Seán Doran)

Na verdade, a câmera instalada na espaçonave clica imagens em preto e branco — que são usadas — juntamente com outros levantamentos científicos que a Juno faz — para que o pessoal da NASA conduza toda classe de estudo. Quem transforma os registros em obras de arte é uma dedicada comunidade de artistas e amantes de astronomia e Ciência que se voluntaria para colorir as capturas. Veja mais algumas imagens:

Galeria 1

E, além de colorir as capturas enviadas por Juno, como essa última remessa foi tão espetacular, a turminha de artistas que se dedica a processar as imagens conseguiu dar um jeito de “costurar” as fotos e inclusive criar uma animaçãozinha da aproximação da sonda. Assista:

Lindíssimo, né? Pois, se você curte as imagens de Júpiter, fique ligado que assim que uma nova leva for divulgada pela NASA, nós do Mega compartilhamos por aqui. E se você quiser baixar versões em alta resolução das fotos que publicamos ao longo da matéria (assim como outras tantas que não incluímos dessa vez), basta acessar este link.

Júpiter(NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/Seán Doran)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: