Você sabe o que são essas duas bolinhas brilhantes na imagem?
159

Você sabe o que são essas duas bolinhas brilhantes na imagem?

Último Vídeo

Você conseguiu identificar as duas bolinhas brilhantes que ficam mais visíveis da imagem acima? Existem outros pontinhos ali, bem pequenininhos, mas os dois maiores e em evidência são o nosso planeta e a Lua, nossa fiel companheira! De acordo com Jacinta Bowler, do site Science Alert, a dupla foi registrada pela sonda espacial OSIRIS-REx enquanto a espaçonave se encontrava a quase 64 milhões de quilômetros de distância.

Segundo Jacinta, a sonda foi lançada ao espaço em 2016, e tem como missão estudar e coletar amostras do asteroide 101955 Bennu e trazer os fragmentos de volta à Terra. A NASA estima que o equipamento deva chegar à rocha espacial em agosto deste ano — e, se tudo correr como o esperado, seu regresso é esperado para setembro de 2023. Veja a imagem completa a seguir:

Terra, Lua e várias estrelasTem uma porção de coisas nessa imagem! (Science Alert/NASA/Goddard/University of Arizona/Lockheed Martin)

*Você pode encontrar e explorar uma versão em alta resolução através deste link.

A imagem que você acabou de ver foi registrada enquanto a OSIRIS-REx viaja a 8,5 quilômetros por segundo em direção ao asteroide e, segundo o pessoal da NASA, ela mostra muito mais corpos celestes além da Terra e seu satélite.

Não que a gente aqui do Mega consiga identificar muita coisa ademais de pontinhos brilhantes, mas, de acordo com a agência espacial, o montinho de pintinhas na parte superior esquerda são as Plêiades, na Constelação de Touro, enquanto que o ponto brilhante que está no topo direito da foto é a estrela mais brilhante da Constelação de Áries, Hamal.

A Terra e a Lua nós já sabemos quem são na imagem e, segundo a NASA, ao redor delas, existem cinco estrelas — que compõem a “cabeça” da Constelação de Cetus, a Baleia. Quem diria que poderia haver tanta coisa visível na imagem!