
Ciência
29/03/2018 às 12:00•2 min de leitura
A estação espacial chinesa Tiangong-1 está caindo aos pedaços já faz um tempo e sua maior parte deve desabar na Terra no domingo (1), sabe-se lá aonde. Calma, não precisa se preocupar, os fragmentos menores devem ser incinerados na reentrada e os maiores têm pouquíssimas chances de machucar alguém. Mas por onde anda essa máquina sem freio? O pessoal do The Verge enumerou vários sites para você acompanhar a queda ao vivo.
O site mostra uma projeção do caminho que a estação deve fazer e onde ela está atualmente, em um mapa atualizado constantemente. Inclui possíveis pontos de reentrada com base nas informações do Comando Estratégico dos Estados Unidos, especializado em rastreamento de detritos espaciais.
O Escritório de Detritos Espaciais da Agência Espacial Europeia mantém um blog diário com dados sobre a altitude da Tiangong-1 e informações precisas sobre reentrada. A página também conta com várias respostas a perguntas frequentes sobre o assunto.
A organização sem fins lucrativos fornece guias e pesquisas de missões espaciais e é uma ótima fonte de dados para todos os tipos de detritos espaciais. Ela criou um site especialmente para acompanhar a queda da Tiangong-1, com detalhes sobre o veículo, sua localização atual e onde deve cair — com direito a animação para ilustrar a coisa toda.
Descrição curta e rápida da atual localização da estação espacial e projeções sobre onde deve cair.
Vários entusiastas também acompanham o evento e oferecem suas opiniões especializadas no microblog. Dois deles são Jonathan McDowell, astrônomo no Centro para Astrofísica Harvard-Smithsonian e pesquisador de detritos espaciais; e Marco Langbroek, chamado de “caçador de satélites”, que dá seus pitacos em atualizações constantes.
Now fully ready to survive the Tiangong-1 Reentry Weekend pic.twitter.com/PqI90o1iCt
— Jonathan McDowell (@planet4589) 29 de março de 2018
This shows the track of #Tiangong1 over the uncertainty window of the current JSpOC TIP window (1 April 00:52 UT +- 15h). It should come down somewhere on those lines.
— Dr Marco Langbroek (@Marco_Langbroek) 29 de março de 2018
Cities with pop.> 1 million also shown: risk to these cities is *very small*@SSC_NL @planet4589 @cosmos4u pic.twitter.com/rmeiTvP6ws
Se você ainda quiser mergulhar no assunto, basta entrar no fórum da NASA no tópico especialmente dedicado à queda da Tiangong-1 e conversar com a galera que também vem acompanhando a reentrada da estação espacial.