Páginas da Wikipédia serão enviadas para a Lua em pequenas placas metálicas
51
Compartilhamentos

Páginas da Wikipédia serão enviadas para a Lua em pequenas placas metálicas

Último Vídeo

Placas do tamanho de uma moeda e mais finas do que um fio de cabelo humano serão usada como tábulas para milhões de artigos da Wikipédia que serão enviados à Lua. O projeto é da Arch Foundation, não tem fins lucrativos e visa criar uma espécie de biblioteca terrestre em solo lunar. O conjunto todo teria o tamanho de um simples CD, informa a fundação.

A Arch Foundation é um tanto desconhecida do grande público, mas foi criada em 2015 justamente para garantir que o conhecimento humano perdure. O “arch” em seu nome vem de archive, arquivo em inglês, e seu objetivo é guardar exemplares do conhecimento acumulado pela humanidade durante milhares de anos em diferentes lugares pelo espaço.

Arch FoundationPlacas com artigos da Wikipédia que serão enviadas à Lua.

Esse pacote com informações terrestres já tem data para ser enviado à Lua: 2020. Para isso, a Arch Foundation conta com a parceria da Astrobotic, jovem companhia que pretende ser a primeira a montar um serviço de entregas para o nosso satélite natural. A empresa já possui robôs e sondas capazes de transitar sobre a Lua e depende apenas da aprovação do governo para enviar toda essa carga até o solo lunar via foguete modelo Atlas V.

Quando isso acontecer, essa não será a primeira vez que a Arch Foundation terá obtido sucesso em enviar exemplares da produção cultural humana até o espaço. Recentemente, ela fez isso ao adicionar a “Trilogia da Fundação”, de Isaac Asimov, junto do veículo Roadster lançado pela Tesla ao espaço.

Páginas da Wikipédia serão enviadas para a Lua em pequenas placas metálicas via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.