Por que fazemos mais xixi quando está frio?

12/06/2018 às 04:302 min de leitura

Para muita gente, todo ano é assim: começa a esfriar, o inverno vai chegando, e pronto: tem início a via sacra frequente até o banheiro. Contudo, será que a gente nota mais as idas ao banheiro porque se despir é muito mais trabalhoso quando está frio?

Nada disso! Embora não exista uma explicação definitiva sobre isso e nem todo mundo sinta essa mudança de maneira tão brusca, os urologistas costumam explicar essa bexiga descontrolada a partir do que se chama de diurese do frio, ou diurese fria.

Ela pode, claro, se manifestar com intensidades diferentes dependendo de fatores como idade, gênero, rotina de exercícios, dieta alimentar, entre outros. Mas, em geral, trata-se de uma defesa do organismo para manter seu corpo aquecido mesmo quando está gelado do lado de fora.

Os vasos sanguíneos sofrem vasoconstrição; ou seja, se contraem para reduzir o fluxo de sangue para a pele. Isso aumenta a pressão sanguínea  é física, né? O resultado da situação em que há uma mesma quantidade de sangue e um espaço menor para circular é mais pressão!

O corpo fica confuso com isso e aumenta o ritmo de trabalho, filtrando uma parte do excesso de fluido do sangue para reduzir o volume da pressão, e isso chega à bexiga com mais frequência, em uma velocidade maior do que quando está quente.

E isso tudo vale mesmo que você esteja em uma sala gelada pelo ar-condicionado — não precisa nem ser inverno! Por outro lado, quando está quente, nosso corpo tende a fazer o processo reverso. Os vasos se dilatam porque o organismo quer se resfriar, dissipando calor através da pele por meio do suor.

Por isso, não adianta tentar controlar o volume de xixi diminuindo a quantidade de líquidos que você ingere no inverno — muito pelo contrário. A hidratação é importante em qualquer época do ano e, embora a tendência seja de apresentar menos sede no inverno, investindo mais em bebidas quentes como chás e cafés, o consumo de água na sua forma mais natural é essencial para manter o organismo trabalhando direitinho!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: