Estas fotos antigas de insetos e aranhas são de causar arrepios

02/07/2018 às 10:013 min de leitura

As fotos que você vai ver a seguir foram publicadas pela National Geographic em uma de suas edições da revista que foram às bancas em 1913. De acordo com Christine Dell’Amore, da publicação, as imagens foram capturadas pelo fotógrafo David Fairchild, que empregou uma imensa câmera para retratar uma variedade de insetos e aranhas.

Arrepios do passado

Fairchild fez as fotos logo no início dos anos 1900, batizou a série de Monsters of Our Back Yards (Monstros dos Nossos Quintais, em tradução livre), e compartilhou detalhes e facetas de bichinhos com o público que, até então, pouco se divulgavam.

O fotógrafo focou sua lente em besouros, grilos, mosquitos e aranhas e, para conseguir capturar imagens ampliadas de seus “modelos”, Fairchild empregou uma câmera de nada menos que 3,7 metros de comprimento que ele chamava de Long Tom. Veja o equipamento do fotógrafo a seguir e, na sequência, alguns dos retratos dos bichinhos.

1 – Fairchild com sua Long Tom

Máquina fotográfica antigaOlha o tamanho da "maquininha"! (National Geographic)

2 – Aranha da espécie Hogna carolinensis

Aranha de perto(National Geographic)

Com corpos que medem entre 20 e 25 milímetros, essas aranhas de hábitos noturnos costumam viver em tocas que elas mesmas cavam e costumam se alimentar de grilos e outros insetos.

3 – Falando em grilos...

Grilo de perto(National Geographic)

Existem pelo menos 18 espécies desses insetos no planeta — e esse aí da foto foi imortalizado por Fairchild através de sua Long Tom.

4 – Besouro da família Cerambycidae

Besouro(National Geographic)

Esse do retrato acima, especificamente, pertence ao gênero Anelaphus e é bastante comum encontrar esses bichinhos na América do Norte.

5 – Mosquito

Mosquito com cara de abelha(National Geographic)

O inseto da foto acima pertence à família Bombyliidae, e consiste em um mosquito com aparência bem parecida à de abelhas e, assim como os animais que eles mimetizam, esses bichinhos atuam como polinizadores.

6 – Aranha da família Araneidae

Aranha medonha(National Geographic)

Essa família de aracnídeos conta com mais de 4 mil espécies — e a maioria das aranhas que fazem parte desse grupo preferem viver em ambientes úmidos e tecer teias em espiral onde costumam ficar no centro, de cabeça para baixo, à espera de que alguma presa se enrosque.

7 – Perfil

Perfil de borboleta(National Geographic)

A imagem é bela, mesmo não mostrando todas as cores do inseto retratado: uma borboleta da espécie Speyeria Cybele, nativa da América do Norte.

8 – Besourinho

Besourinho(National Geographic)

Do gênero Phyllophaga, existem cerca de 200 espécies desses besourinhos — que costumam surgir no verão, quando podem ser vistos voando ao redor de lâmpadas e postes à noite.

9 – Medo...

Aranha assustadora(National Geographic)

A espécie da aranha acima não foi identificada, mas, vale lembrar que quase todas as espécies produzem algum tipo de toxinas. Por sorte, das cerca de 37 mil espécies conhecidas, apenas 25, mais ou menos, oferecem riscos aos humanos.

10 – De olho na lente

Outro grilo(National Geographic)

Mais um grilo retratado por Fairchild em sua série.

11 – Outro besouro

Besouro(National Geographic)

Da família Carabidae, bichinhos como esse da imagem podem ser encontrados na natureza com colorações iridescentes nos tons verde, laranja e amarelo.

12 – Saltadora

Aranha saltadora(National Geographic)

A bichinha da foto é conhecida como aranha-saltadora ou papa-mosca e pertence a uma família notória pelos elaborados rituais de acasalamento, por sua visão aguçada e por ter um imenso domínio de sua percepção tridimensional.

13 – Esquisitão

Inseto estranho(National Geographic)

Da família Coreidae, o bicho acima é normalmente considerado uma praga nos jardins e plantações na América do Norte e se caracteriza por patas traseiras com protuberâncias que lembram folhas.

14 – Abelhinha

Abelhinha(National Geographic)

O bichinho da imagem é uma abelha, um dos principais aliados do homem quando o assunto é a polinização.

15 – Bebê

Larva de escaravelho(National Geographic)

A larva do retrato é, basicamente, um bebê-escaravelho.

16 – Fedorentinho

Maria fedida(National Geographic)

Esse aí da imagem é uma variedade de maria-fedida da espécie Halyomorpha halys, nativa da Ásia, mas introduzida acidentalmente na América do Norte.

17 – Formiga

Formiga nervosa(National Geographic)

Da espécie Myrmica rubra, essas formigas são nativas da Europa e podem ter comportamento agressivo, picando quem se aproximar demais delas.

18 – Outro esquisitão

Praga esquisitona(National Geographic)

Da família Coreidae, assim como o bicho do item 13, a criatura da foto é famosa na América do Norte por atacar abóboras e abobrinhas.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: