publicidade

Acharam esqueletos que permaneceram quase 2 mil anos intocados em Pompeia

29/10/2018 às 13:302 min de leitura

Conforme já contamos em matérias anteriores aqui do Mega Curioso, a erupção do Monte Vesúvio no ano de 79 — possivelmente no dia 24 de outubro —, que resultou na destruição das cidades de Pompeia e Herculano, vem sendo estudada há séculos, desde que as localidades começaram a ser escavadas no final do século 18.

No entanto, apesar de as cidades estarem sendo vasculhadas há esse tempo todo, vira e mexe os arqueólogos anunciam novas descobertas — mesmo que se tenham passado quase 2 mil anos desde a erupção! A mais recente foi a identificação dos esqueletos de 5 pessoas, provavelmente integrantes da mesma família, que se refugiaram em um dos cômodos de sua casa em Pompeia durante a tragédia.

Sem escapatória

Segundo os arqueólogos responsáveis pela descoberta, os esqueletos pertencem a duas mulheres e três crianças — e o grupo inclusive arrastou um móvel (uma cama ou pequeno sofá) até a porta na tentativa de se proteger da erupção. Os pesquisadores concluíram que as duas adultas devem ter pensado que todos ficariam a salvo dentro do cômodo, mas o teto não resistiu e desabou sobre o grupo.

Esqueletos em Pompeia(WECT News)

Os cientistas acreditam que a estrutura provavelmente ruiu devido ao peso das cinzas e à ação do fluxo piroclástico expelido pelo vulcão — ou uma combinação de ambos —, desabou e matou as pessoas esmagadas. A possibilidade de que os pobres coitados tenham morrido em decorrência do calor não foi descartada, e é necessário conduzir exames nas ossadas para confirmar o que aconteceu.

Esqueletos em Pompeia(WECT News)

Os esqueletos permaneceram intocados no quarto desde o ano de 79, o que é bastante surpreendente, considerando que Pompeia, antes de se transformar em palco de estudos e descobertas de arqueólogos e cientistas, foi alvo de saqueadores de “tumbas” — que invadiam e reviravam o local em busca de itens potencialmente valiosos.

Esqueleto em Pompeia(WECT News)

Tanto que os arqueólogos também acharam uma moeda do século 17 a poucos metros dos esqueletos, possivelmente de um desses criminosos que tentavam topar com algo nos escombros para roubar. Outra informação interessante é que os corpos foram encontrados na mesma casa na qual foi descoberta uma inscrição feita com carvão que estabelece uma nova data para a catastrófica erupção (saiba mais sobre essa notícia através deste link).

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: