Misteriosas estátuas mascaradas de 800 anos foram descobertas no Peru

30/10/2018 às 06:002 min de leitura

Você viu as estátuas da imagem acima? Elas foram recém-descobertas em um templo da cultura Chimú, um povo que ocupou territórios no que hoje corresponde ao Peru e foi responsável por construir Chan Chan, uma das maiores cidades da era pré-colombiana a florescer na América do Sul.

Máscara pré colombiana(Mother Nature Network/Cris Bouroncle/AFP/Getty Images)

Na verdade, a cidade — hoje um importante sítio arqueológico — vem sendo estudada e vasculhada por cientistas faz tempo. Entretanto, ninguém havia dado com as misteriosas estátuas ainda, artefatos estes que permaneceram “escondidos” por centenas e centenas de anos.

Descoberta

Segundo os arqueólogos, foram descobertas 20 estátuas no total, embora uma delas tenha sido destruída pela ação do tempo, e todas são feitas de madeira. Os ídolos medem mais ou menos 70 centímetros de altura e, como você deve ter notado nas imagens, ficam dispostos em nichos ao longo de duas paredes em uma espécie de corredor.

Estátuas pré colombianas(Mother Nature Network/Cris Bouroncle/AFP/Getty Images)

As estátuas foram esculpidas entre 750 e 850 anos atrás, e a maioria conta com máscaras de argila, cada uma retratando um personagem diferente, e as feições são ligeiramente assustadoras — bem, pelo menos essa é a nossa opinião aqui na redação do Mega Curioso! Cada ídolo também foi encontrado segurando uma espécie de cetro e um objeto circular que parece um escudo nas mãos, objetos que levaram os arqueólogos a sugerirem que as figuras podem representar antigos guerreiros.

Estátuas pré colombianas(Mother Nature Network/Cris Bouroncle/AFP/Getty Images)

O local onde as figuras se encontram mede 33 metros de comprimento e parece consistir em uma antiga passagem até um centro de cerimônias ou praça que se encontrava em Chan Chan, e passar por esse corredor de estátuas mascaradas devia ser uma experiência impressionante na época em que a cidade era ocupada.

Sítio pré colombiano(Mother Nature Network/Cris Bouroncle/AFP/Getty Images)

Além das estátuas, os arqueólogos descobriram um impressionante mural com motivos em relevo, a maioria deles representações de ondas. No entanto, os pesquisadores identificaram uma figura zoomórfica que consiste em uma criatura com aparência felina entre os padrões.

A cultura Chimú floresceu por volta do ano 900 da Era Cristã e desapareceu em meados do século 15, quando caiu perante o domínio do Império Inca. A cidade de Chan Chan, onde as descobertas foram feitas, consta na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO, e as estátuas e mural foram encontradas durante trabalhos de restauração no sítio.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: