
Estilo de vida
16/07/2019 às 10:30•2 min de leitura
Tudo começou com a Guerra Fria (alô, aula de história!) e, foi graças à corrida espacial dos Estados Unidos e da União Soviética que fomos levados à primeira exploração no espaço cideral.
É, nós sabemos quem ganhou a tal corrida. A União Soviética lançou o Sputinik I em oito de outubro de 1957. Esse momento introduziu a humanidade à Era Espacial e trouxe informações inéditas sobre a atmosfera terrestre. Seu fim aconteceu em janeiro de 1958 quando o Sputinik I explodiu em órbita terrestre.
O primeiro homem a desbravar o espaço foi Yuri Gagarin durante a missão soviética Vostok I, em 12 de abril de 1961. Essa viagem durou apenas 1 hora e 48 minutos e Gagarin se ejetou da espaçonave em direção à Terra, seguindo o plano original. Fun fact: antes de tudo, uma missão teste ocorreu com um protótipo do Vostok I que continha um manequim masculino e um cachorrinho.
"Um pequeno passo para o homem, um gigante salto para a humanidade". Em 20 de julho 1969, Apollo 11 aterrissou e Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. Em menos de 20 minutos, o piloto Buzz Aldrin juntou-se a Neil em uma caminhada de três horas, fazendo experimentos e coletando amostras lunares. A nave norte-americana retornou à Terra em 24 de julho.
A espaçonave foi lançada em 11 de abril de 1970. Uma transmissão em TV aberta aconteceu 56 horas depois, em que os tripulantes Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise falavam com o público de casa. Nesse momento, ocorreu uma explosão dentro do módulo e a missão foi abortada. Contra todas as expectativas, no dia 17 de abril, estavam todos bem e de volta à Terra.
Essa foi a 25ª missão de ônibus espaciais dos Estados Unidos, lançada em 28 de Janeiro de 1986. Durou apenas 73 segundos quando, após seu lançamento, um foguete com defeito levou à desintegração da nave. Todos os sete tripulantes morreram instantaneamente.
Lançada em 1977, ela permanece firme e forte até hoje (assim como a Voyager 2). A sonda espacial localizou vulcões na lua de Júpiter, coletou novas informações sobre os anéis de Saturno e, em 1990, ela fotografou o nosso Sistema Solar inteiro.
A sonda partiu em 4 de dezembro de 1996 e somente um ano depois, em 4 de julho, as explorações começaram. O veículo Sojourner analisou a atmosfera, clima e geologia de Marte, além de encontrar evidências de águas correntes pretéritas.
Os Estados Unidos e a Rússia lançaram as duas primeiras peças da Estação no outono de 1998. Em 2 de novembro de 2000, a primeira tripulação chegou. Astronautas de todo mundo continuam trabalhando em experimentos na Estação que, recentemente, completou mais de 20 anos orbitando a Terra.
Partindo da Flórida em 7 de março de 2009, sua missão era explorar novos planetas. Quatro anos depois seu fim aconteceu e, em 2014, o Kepler 2 entrou em ação, dando continuidade à exploração. Em maio de 2016, 1.284 planetas foram identificados e apenas nove foram considerados habitáveis.
As sondas Cassini e Huygens foram uma colaboração entre a Nasa, a Agência Espacial Européia e a Italiana. Informações sobre os anéis e luas de Saturno e sobre Júpiter foram coletadas. Elas exploraram o espaço por vinte anos e enceraram sua missão em 15 de setembro de 2017.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.