Será que as moscas dormem? Pesquisa diz que as 'de fruta' não!
31
Compartilhamentos

Será que as moscas dormem? Pesquisa diz que as 'de fruta' não!

Último Vídeo

Podemos pensar que o sono é uma prática meio sem sentido no mundo animal: horas "desperdiçadas" em uma posição vulnerável diante de qualquer ataque predatório. Mas, como sabemos e estudos ao longo dos anos comprovaram, dormir é uma prática vital e traz muitos benefícios. Um recente estudo constatou, todavia, que nem todos os seres necessitam de horas a fio de sono, como nós.

A pesquisa foi realizada por uma equipe da Faculdade Imperial de Londres acerca das moscas-da-fruta (da família Drosophila melanogaster). O líder do estudo, doutor Giorgio F. Gilestro, ficou surpreso ao notar que algumas moscas quase não dormem, ao contrário da maioria dos animais. Restava saber se a capacidade se extendia a toda a família ou se era um privilégio de algumas espécies.

Reprodução/IFL Science

Para tanto, os pesquisadores colocaram moscas em um caixa de vidro capaz de detectar movimentos — ou a falta deles. Dessa maneira, quando alguma mosca permanecia parada por mais de 20 segundos, o compartimento girava para acordá-la. No fim do experimento, descobriu-se que as moscas do sexo masculino não foram afetadas; contudo, as notícias não foram tão boas para as fêmeas, que morreram 3,5 dias antes do normal, que varia de 40 a 50 dias.

Ironicamente, as fêmeas dormem menos do que os machos em uma rotina comum, mas se provaram menos resistentes a longos períodos acordadas. Sobre isso, uma especialista declarou ao New York Times que a ausência de movimento é utilizada por muitos animais como uma alternativa ao sono regular. Logo, os micromovimentos percebidos pela equipe podem ter acontecido durante sonecas rápidas. 

Reprodução/The New York Times

Em resposta à declaração, a equipe de cientistas concordou: "O sono prolongado de fato não é uma necessidade vital, e pequenos intervalos de descanso podem ser suficientes para satisfazer qualquer necessidade biológica suprida pelo repouso habitual". Assim, o sono das moscas permanece um mistério a ser desvendado pela ciência.

Para conferir o estudo na íntegra, acesse o site Science Advances.

p perDescrição

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.