Pesquisadores descobrem amostra de água que data da Era do Gelo

Pesquisadores descobrem amostra de água que data da Era do Gelo

Último Vídeo

Pesquisadores estadunidenses coletaram uma amostra de água do mar histórica. A amostra data da última Era do Gelo, há cerca de 20 mil anos, quando os blocos de gelo atingiram seu ápice antes de começarem a descongelar, espalhando toda a água doce no oceano salgado. Esta é a amostra de água mais antiga já descoberta. O estudo faz parte de uma ciência chamada paleoceanografia, responsável por investigar como os oceanos eram compostos no passado.

Créditos: Pixabay

Em pesquisa publicada na revista científica Geochimica et Cosmochimica Acta, os estudiosos relatam que extraíram a amostra de uma rocha sedimentar no fundo do oceano perto das Ilhas Maldivas. A rocha foi então submetida à uma prensa hidráulica e, com uma pressão extremamente alta, a água que estava presa em seus poros foi liberada.  

A explicação para tanto tempo de armazenamento dessa 'água milenar' é que ela foi coberta por sedimentos, o que permitiu que ficasse intacta até que a rocha fosse perfurada pelos cientistas. As amostras foram extraídas usando o JOIDES Resolution, um navio que capaz de coletar núcleos de rocha de quase 2 quilômetros de comprimento e até 5 quilômetros de profundidade. A equipe estava estudando sedimentos para entender como eles se formaram, mas a água que eles extraíram se revelou mais salgada do que o esperado. 

"Essa foi a primeira indicação de a amostra era incomum", explica em nota a professora assistente de ciências geofísicas da Universidade de Chicago, Clara Blättler. Os oceanos eram significativamente mais salgados, mas devido ao derretimento das geleiras, isso mudou. 

As novas amostras fornecem a primeira visão direta de como o oceano reagiu às oscilações geofísicas da última era glacial. A conclusão pode ajudar a desenvolver melhores modelos climáticos para ajudar a entender as mudanças do nosso mundo atual. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.