'Lula-porquinho' é filmada no Oceano Pacífico

29/07/2019 às 04:002 min de leitura

Pesquisadores a bordo do veículo de exploração Nautilus avistaram um animal inusitado. Conhecido como Lula Porquinho, o animal estava a aproximadamente 1,40m de profundidade. A descoberta surpreendeu a equipe de cientistas a bordo, já que o animal costuma viver em profundidades de 100m. As expedições, assim como a embarcação utilizada e mais outros veículos operados remotamente, são financiados pela Ocean Exploration Trust, uma organização sem fins lucrativos.

No vídeo, podemos ouvir um dos pesquisadores falar “O que é você?” enquanto o animal aparece na tela. “Aquilo é uma lula? Acho que é uma lula. É como uma lula inflada com pequenos tentáculos e um chapeuzinho que fica balançando por aí. E parece que ela tem um manto enorme e inflado! Eu nunca vi algo parecido antes.”

Essa é uma boa descrição da Lula Porquinho, cujo nome científico é Helicocranchia pfefferi. Ela é conhecida pelo seu sifão, que lembra o focinho de um porco. As Lulas Porquinho, assim como outros cefalópodes, têm corpos bem diferentes dos outros animais que vemos na superfície. Ao invés de terem seus membros e cabeça juntos a um corpo, as lulas têm seu corpo (ou manto) e tentáculos juntos a sua cabeça. Além disso, esses animais não possuem ossos ou exoesqueleto.

A Lula Porquinho possui tentáculos pequenos em relação a seu manto. Fonte: Nautilus Live

A proporção entre o manto e os tentáculos da Lula Porquinho é um dos fatores determinantes em como elas se movem pelo oceano. De acordo com os cientistas da Nautilus, o manto delas é repleto de amônia, que é utilizada pela lula para regular a flutuabilidade.

A Lula Porquinho habita em profundidades de aproximadamente 100m. Fonte: Nautilus Live

Essa expedição da Nautilus tem o objetivo de explorar as águas profundas do Monumento Nacional Marinho, que fica próximo ao atol Palmira, o recife Kingsman e a ilha Jarvis, territórios controlados pelos Estados Unidos. A equipe de cientistas da Nautilus frequentemente disponibiliza filmagens em alta qualidade de criaturas estranhas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: