Dentistas encontram 526 dentes na boca de uma criança de 7 anos na Índia

Dentistas encontram 526 dentes na boca de uma criança de 7 anos na Índia

Último Vídeo

No início de julho, na cidade de Chennai, na Índia, um garoto de sete anos chamado Ravindranath procurou o Hospital Dental Universitário da cidade, com seus pais, devido à reclamação de inchaço na mandíbula direita inferior. Para seguir os procedimentos normais, a equipe de dentistas local solicitou a realização de um Raio-X e uma tomografia computadorizada para visualizar o problema.

A surpresa veio com o resultado; um diagnóstico pouco comum de odontoma composto, com nada menos do que 526 dentes.  A patologia consiste na malformação dos tecidos dentários que criam estruturas morfologicamente muito semelhantes à dentição normal. Neste caso, com uma quantidade excessiva, embora a causa exata não seja conhecida, os médicos acreditam que fatores como genética ou mesmo a interferência de radiação por antenas de telefonia possam proporcionar tais condições.

Reprodução: Ripe Science

Após certa insistência de seus pais junto à equipe médica, o garoto aceitou ser encaminhado para uma cirurgia com duração de aproximadamente uma hora e meia (com necessidade de anestesia geral), na qual pequenos “sacos” foram encontrados com alguns desses dentes, como se fossem pérolas dentro de uma ostra. Até as menores partes tinham estruturas muito semelhantes a uma raiz, além de serem esmaltadas como um dente normal.

Reprodução: Static

Agora, o pequeno Ravindranath mantém seus 21 dentes, um a mais do que crianças de sua idade, mas ele deve chegar aos 32 dentes na fase adulta. De acordo com o jornal New Indian Express, a única ressalva, além de uma maior periodicidade de acompanhamento dentário, é a possível necessidade do uso de implantes molares por volta dos 16 anos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.