Quando o gelo do Ártico vai desaparecer?

19/08/2019 às 02:001 min de leitura

O aquecimento global gera, cada vez mais, inúmeros questionamentos e aumenta a preocupação com o futuro do planeta. Frequentemente pesquisadores vêm a público para falar das condições das geleiras do planeta e a notícia dada recentemente não foi nada boa. Diversos relatórios detalharam que a perda da cobertura de gelo do verão no Ártico está muito mais acelerada do que se previa. Além disso, simulações discordam entre si ao prever a perda de gelo para o mês de setembro. Algumas apontam que isso acontecerá já em 2020, outras apenas em 2100.

A perda de gelo, apontam especialistas, é uma condição da variabilidade climática natural e do aquecimento antropogênico causado pelo aumento das concentrações atmosféricas de CO2. Embora historicamente o Oceano Ártico estivesse coberto de gelo o ano todo, o monitoramento no mês de setembro se dá porque essa é a época do ano com a menor quantidade de gelo marinho e, hoje, essa área é cerca de metade do que costumava ser.

Estudos realizados nos últimos três anos apontam o aquecimento global como principal fator para a queda, a longo prazo, da camada de gelo no verão. Um desses levantamentos apontou que para cada tonelada métrica de CO2 lançada, três metros quadrados de gelo marinho de setembro desaparecem. Levando em conta as atuais taxas globais de emissão de 35 a 40 bilhões de toneladas métricas de CO2 por ano, nos próximos 20 a 25 anos, teremos setembro sem gelo. O estudo mostra ainda que, com outros 1.800 bilhões de toneladas métricas de CO2, o Ártico provavelmente não terá gelo de julho a outubro.

A relação entre o declínio do gelo e o aquecimento global é maior do que se supunha. Perdemos pouco mais de quatro milhões de quilômetros quadrados de gelo marinho a cada grau de aquecimento global. O resultado dá certeza de condições livres de gelo a cada verão com um aquecimento global de 2 graus.

 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: