Artes/cultura
12/09/2019 às 17:00•1 min de leitura
Se uma cascavel típica já é perigosa, imagine se deparar com uma cobra dessas contando com duas cabeças – e, potencialmente, oferecendo o dobro de chances de cravar as presas em suas vítimas! Pois, de acordo com Brandon Specktor, do site Live Science, uma dessas criaturas foi resgatada recentemente em New Jersey, nos EUA, por uma dupla de herpetólogos sortudos que estavam conduzindo um levantamento em uma área coberta de vegetação chamada Pine Barrens.
E por que “sortudos”? Porque é raríssimo encontrar cobras de duas cabeças por aí, e foi uma baita coincidência fortuita que especialistas em répteis tenham encontrado esse exemplar.
Segundo Brandon, a cascavel foi descoberta pelos pesquisadores Dave Schneider e Dave Burkett e é apenas um filhote de poucas semanas de vida. A cobrinha mede pouco mais de 20 centímetros de comprimento e consiste em um animal bicéfalo – cujas cabeças são independentes e compartilham de um mesmo corpo.
Animais com esse tipo de mutação são incrivelmente difíceis de se encontrar e raramente chegam à maturidade na natureza, uma vez que que essas criaturas se tornam presas fáceis de predadores. Assim, os dois Daves decidiram resgatar a cascavel e, desde então, estão cuidando do filhote – que foi batizado de “Double Dave” pelos herpetólogos.
A cobrinha passa bem e deverá ser submetida a uma bateria de exames em breve para que os pesquisadores possam investigar melhor a sua condição e verificar quais órgãos são compartilhados pelas duas cabeças e checar se a cobra possui um sistema digestivo completamente formado. Mas os herpetólogos já notaram que a cabecinha da direita parece ser mais dominante, embora a da esquerda teime em ser do contra em algumas ocasiões. De qualquer forma, parece que ambas se entendem e tomara que continuem assim!