Fonte da juventude: será que é possível retardar o envelhecimento?

Fonte da juventude: será que é possível retardar o envelhecimento?

Último Vídeo

Em artigo divulgado pelo portal Aging Cell, cientistas apontam uma descoberta que pode contribuir para estudos sobre o envelhecimento. Através de uma pequena análise realizada com nove voluntários que consumiram a combinação entre dois medicamentos com hormônios de crescimento e um para diabetes, o que se viu foi à diminuição média de até 2,5 anos na idade biológica a partir da análise de genomas dos indivíduos.

Fonte: Unsplash

Os organizadores do estudo iniciaram as análises com o intuito de buscar uma solução para desacelerar o envelhecimento, mas o que se viu foi uma “fonte da juventude” — capaz de reverter o relógio epigenético, que compreende todas as mudanças do DNA, além de intervenções no sistema imunológico. Segundo Steve Horvath, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que conduziu a análise, esta é uma descoberta futurística com grande potencial científico.

O estudo que utilizou uma amostragem pequena com nove homens entre 51 e 65 anos foi liderado pelo imunologista Gregory Fahy e apresentou um grande potencial para novas descobertas, principalmente sobre soluções que possam ajudar no combate de doenças comuns relacionadas à idade. Fahy se mantém otimista e anunciou que o estudo continuará, desta vez, com pessoas de diferentes faixas-etárias.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.