Xixi fedido dos gatos pode ser produzido por bactérias

Último Vídeo

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia propõe uma explicação para a formação daquele xixi bem fedido que os gatos usam para marcar seu território (ou suas coisas favoritas, ou pessoas de quem gostam). Segundo a pesquisa, seriam comunidades de bactérias específicas encontradas nas glândulas anais dos felinos as responsáveis pelas substâncias voláteis que os bichanos insistem em espalhar por aí.

Fonte: Unsplash

Os resultados mostram um resultado interessante: não seria o corpo do próprio animal o responsável pela produção dos odores que os gatos utilizam em sua comunicação, mas sim um conjunto de bactérias que vive na glándula que, por sua vez, produz a secreção.

Os pesquisadores sequenciaram o DNA dos micróbios e fizeram culturas das bactérias para estudar as substâncias químicas que produziam. Eles detectaram 67 compostos voláteis gerados pelas bactérias, 52 dos quais também estavam presentes nas glândulas anais dos gatos.

O estudo continua em andamento em busca de novos gatos para análise com a finalidade de compreender melhor como os hábitos dos felinos podem ser tão semelhantes entre eles mesmo com a produção de "aromas" diferentes.