Xixi fedido dos gatos pode ser produzido por bactérias

Xixi fedido dos gatos pode ser produzido por bactérias

Último Vídeo

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia propõe uma explicação para a formação daquele xixi bem fedido que os gatos usam para marcar seu território (ou suas coisas favoritas, ou pessoas de quem gostam). Segundo a pesquisa, seriam comunidades de bactérias específicas encontradas nas glândulas anais dos felinos as responsáveis pelas substâncias voláteis que os bichanos insistem em espalhar por aí.

Fonte: Unsplash

Os resultados mostram um resultado interessante: não seria o corpo do próprio animal o responsável pela produção dos odores que os gatos utilizam em sua comunicação, mas sim um conjunto de bactérias que vive na glándula que, por sua vez, produz a secreção.

Os pesquisadores sequenciaram o DNA dos micróbios e fizeram culturas das bactérias para estudar as substâncias químicas que produziam. Eles detectaram 67 compostos voláteis gerados pelas bactérias, 52 dos quais também estavam presentes nas glândulas anais dos gatos.

O estudo continua em andamento em busca de novos gatos para análise com a finalidade de compreender melhor como os hábitos dos felinos podem ser tão semelhantes entre eles mesmo com a produção de "aromas" diferentes.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.