publicidade

Algoritmos podem auxiliar no controle de incêndios

20/09/2019 às 16:001 min de leitura

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade da Califórnia utilizou algoritmos presentes nas redes sociais como método para prever a proporção de um incêndio florestal. Uma das vantagens desse método, segundo os pesquisadores, é a rapidez com que os resultados são obtidos.

Segundo Shane Coffield, principal autor da pesquisa e estudante de doutorado em ciências do sistema terrestre na Universidade da Califórnia, a pesquisa aplicou o princípio do funcionamento dos algoritmos nas mídias sociais em uma situação hipotética onde vários incêndios ocorrem simultâneamente.

"Apenas alguns desses incêndios ficarão realmente grandes e representarão a maior parte da área queimada, por isso temos uma nova abordagem focada na identificação de ignições específicas que apresentam maior risco de ficarem fora de controle", explicou Coffield. Se é possível prever quando uma postagem vai fazer sucesso nas redes, também seria possível aplicar o princípio em outra função

Utilizando o Alasca como campo de estudo, os pesquisadores forneceram dados climáticos e detalhes cruciais sobre as condições atmosféricas e os tipos de vegetações presentes no ponto inicial do incêndio. Com isso, foram capaz de prever o tamanho final de uma chama em 50% do tempo com um algoritmo "árvore de decisão".

Velocidade contra incêndios

Shane explicou que o algoritmo "aprende" a cada novo dado, o que permite que ele descubra rapidamente os limites críticos para identificar grandes incêndios. O que garante uma vantagem do método na questão de velocidade, já que os resultados seriam mais rápidos, devido ao seu aprendizado rápido e eficiente

James Randerson, professor e presidente de ciência do sistema terrestre e co-autor da pesquisa, observou que a possibilidade de salvar mais vidas e proteger propriedades pode ser aumentada com a utilização de novas técnicas e ferramentas pelas equipes de combate ao fogo. Outra questão apontada por Randerson, é a necessidade e importância da supressão dos incêndios para a preservação ambiental.

"Se deixarmos os incêndios escaparem, poderemos estar em uma situação que garante muitos danos significativos aos sistema climático e aos ecossistemas", disse Ramderson.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: