Algoritmos podem auxiliar no controle de incêndios

Algoritmos podem auxiliar no controle de incêndios

Último Vídeo

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade da Califórnia utilizou algoritmos presentes nas redes sociais como método para prever a proporção de um incêndio florestal. Uma das vantagens desse método, segundo os pesquisadores, é a rapidez com que os resultados são obtidos.

Segundo Shane Coffield, principal autor da pesquisa e estudante de doutorado em ciências do sistema terrestre na Universidade da Califórnia, a pesquisa aplicou o princípio do funcionamento dos algoritmos nas mídias sociais em uma situação hipotética onde vários incêndios ocorrem simultâneamente.

"Apenas alguns desses incêndios ficarão realmente grandes e representarão a maior parte da área queimada, por isso temos uma nova abordagem focada na identificação de ignições específicas que apresentam maior risco de ficarem fora de controle", explicou Coffield. Se é possível prever quando uma postagem vai fazer sucesso nas redes, também seria possível aplicar o princípio em outra função

Utilizando o Alasca como campo de estudo, os pesquisadores forneceram dados climáticos e detalhes cruciais sobre as condições atmosféricas e os tipos de vegetações presentes no ponto inicial do incêndio. Com isso, foram capaz de prever o tamanho final de uma chama em 50% do tempo com um algoritmo "árvore de decisão".

Velocidade contra incêndios

Shane explicou que o algoritmo "aprende" a cada novo dado, o que permite que ele descubra rapidamente os limites críticos para identificar grandes incêndios. O que garante uma vantagem do método na questão de velocidade, já que os resultados seriam mais rápidos, devido ao seu aprendizado rápido e eficiente

James Randerson, professor e presidente de ciência do sistema terrestre e co-autor da pesquisa, observou que a possibilidade de salvar mais vidas e proteger propriedades pode ser aumentada com a utilização de novas técnicas e ferramentas pelas equipes de combate ao fogo. Outra questão apontada por Randerson, é a necessidade e importância da supressão dos incêndios para a preservação ambiental.

"Se deixarmos os incêndios escaparem, poderemos estar em uma situação que garante muitos danos significativos aos sistema climático e aos ecossistemas", disse Ramderson.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.