
Ciência
15/10/2019 às 04:00•2 min de leitura
Uma bola de fogo ofuscante, possivelmente um meteorito, iluminou os céus da China logo após a meia-noite da última sexta-feira e atingiu a fronteira das províncias de Jilin e Heilongjiang, próximo à cidade de Songyuan.
Captada por câmeras de vigilância, a queda do fragmento ocorreu aos 16 minutos (hora de Pequim) e transformou a noite em dia por alguns momentos, projetando sombras escuras através das avenidas de Songyuan enquanto riscava o céu com sua luz brilhante.
Bola de fogo iluminou o céu e projetou sombras nas ruas de Songyuan
De acordo com a TV estatal CCTV, cientistas da Academia de Ciências da China, baseados no Observatório da Montanha Púrpura, estão examinando os vídeos de segurança e outros gravados por observadores para determinar que tipo de objeto cósmico pode ter causado a emissão de luz brilhante, uma vez que nenhum fragmento foi encontrado no local e nem nas proximidades.
Não foram também registradas ocorrências de feridos ou danos às construções vizinhas.
No entanto, é provável que o objeto seja um meteorito ou um fragmento de cometa, uma vez que a Terra está passando por uma "nuvem" de detritos de cometa neste momento.
Os meteoros Orionides, que aparecem todos os anos em chuvas que chegam a 20 quedas por hora, estão previstos em nossa atmosfera de 2 de outubro a 7 de novembro.
No entanto, explosões por impacto, como a ocorrida na China, são raras, o que pode significar a necessidade de maior proteção nos céus para proteger a Terra dessas gigantescas rochas espaciais.
O Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária, criado pela NASA para proteger o planeta da queda de asteroides, admite que os níveis de proteção ainda estão distantes dos que necessitamos.
Embora as possibilidades de que um asteroide de grandes proporções atinja a Terra sejam pequenas – a NASA estima de uma em 300000 a chance anual de uma rocha espacial potencialmente perigosa colidir com o planeta – a perspectiva de desvastação não é impossível.
Por isso, há vários experimentos com outras agências especiais na busca de um futuro grupo multinacional de defesa planetária.