publicidade

Pássaros confundem tiras de borracha com minhocas e poluem ilha

30/10/2019 às 13:511 min de leitura

Um ilha deserta na região da Cornualha na Inglaterra, apesar de receber visitas apenas com autorização especial, encontra-se poluída com milhares de tiras de borracha. Segundo representantes da organização de proteção ambiental National Trust, isso acontece porque as aves marinhas estão confundindo esses "elásticos" com minhocas.  

Ambientalistas que cuidam da proteção local estavam há tempos tentando entender o motivo do surgimento de tantas tirinhas coloridas espalhadas por toda a ilha.

Especialistas responsáveis pelo monitoramento encontraram um número imenso de faixinhas de borracha marrons, amarelas e verdes entre inúmeros pellets de pesca regurgitados por pássaros. 

Pequenos emaranhados de uma rede de pesca verde e barbante também foram encontrados entre restos de comida não digerida, provavelmente confundidos pelas gaivotas com "petiscos" flutuando na superfície do mar.

a(Fonte: National Trust / Reprodução) 

A poluição ambiental

Rachel Holder, representante da Nacional Trust na ilha, afirmou: "A ingestão de plástico e borracha é só um fator numa longa lista de desafios que as nossas gaivotas e aves marinhas têm que enfrentar para poder sobreviver".

E concluiu: "Apesar de serem muito barulhentas e bagunceiras, e absolutamente comuns, as gaivotas estão em extinção. Elas já lutam com alterações nas populações de peixes e perturbações nos locais de nidificação. Comer elásticos e resíduos de pesca complica mais ainda a vida delas".

Representante de um grupo de proteção de pássaros (o West Cornwall Ringing Group), Mark Grantham foi o primeiro a notar as tiras de borracha na ilha. Afirmou: "Para proteger os ninhos, fizemos um viagem especial no outono para retirar o entulho. Em pouco mais de uma hora, recolhemos milhares de elásticos e punhados de resíduos de pesca".

Para ele, "a temporada de acasalamento de gaivotas foi decepcionante em 2019 e estas interferências humanas ocultas nada fazem para ajudar nossas aves". No entanto, a National Trust e o West Cornwall Ringing Group continuam a trabalhar juntos para monitorar as populações de aves marinhas na ilha.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: