Seja o primeiro a compartilhar

Formiga prateada do Saara é mais rápida que Usain Bolt

A velocidade do corredor jamaicano Usain Bolt assombrou o mundo por anos e muitos se perguntam se algum dia haverá alguém mais rápido do que o atleta jamaicano. Pesquisadores da Universidade de Ulm, na Alemanha, não encontraram uma pessoa mais rápida do que ele, mas garantem que uma formiga é proporcionalmente mais veloz do que Bolt.

Isso mesmo: conhecidas como formiga prateada do Saara, elas foram encontradas, como o nome sugere, nas dunas do deserto africano próximas à Tunísia e são consideradas as mais rápidas do mundo segundo o Journal of Experimental Biology.

(Fonte: Ulm University)

A tática utilizada para estudar a velocidade dessas formigas foi usar a rapidez com a qual se locomoviam por comida em um calor como o do deserto. A descoberta foi de que elas são capazes de correr a 0,855 m/s, o que equivale a até 108 vezes o seu tamanho em apenas um segundo. Esses dados tornam a formiga prateada proporcionalmente 10 vezes mais rápidas do que Usain Bolt.

Cientificamente chamadas de Cataglyphsis bombycina, as formigas foram flagradas em vídeo. E, tamanha é a velocidade dessa formiga, que ela parece planar nas imagens.

O nome “formiga prateada” tem razão de ser: elas possuem uma espécie de escudo térmico que se torna bastante brilhante com a luz do sol. E não é só por beleza que ele está ali — esse escudo protege a formiga do sol escaldante do deserto e mantém o corpo abaixo da temperatura ambiente, que pode chegar até a 60 °C.

Os pesquisadores observaram ainda que, ao invés de “apenas” correr, a formiga prateada percorre as distâncias a galope, com os seis pés tocando o solo simultaneamente. O estudo também destaca a importância da descoberta para entender e detectar diferentes maneiras para melhorar o resfriamento passivo, aquele que não necessita de ventiladores ou outros sistemas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER