Formiga prateada do Saara é mais rápida que Usain Bolt

06/11/2019 às 07:002 min de leitura

A velocidade do corredor jamaicano Usain Bolt assombrou o mundo por anos e muitos se perguntam se algum dia haverá alguém mais rápido do que o atleta jamaicano. Pesquisadores da Universidade de Ulm, na Alemanha, não encontraram uma pessoa mais rápida do que ele, mas garantem que uma formiga é proporcionalmente mais veloz do que Bolt.

Isso mesmo: conhecidas como formiga prateada do Saara, elas foram encontradas, como o nome sugere, nas dunas do deserto africano próximas à Tunísia e são consideradas as mais rápidas do mundo segundo o Journal of Experimental Biology.

(Fonte: Ulm University)

A tática utilizada para estudar a velocidade dessas formigas foi usar a rapidez com a qual se locomoviam por comida em um calor como o do deserto. A descoberta foi de que elas são capazes de correr a 0,855 m/s, o que equivale a até 108 vezes o seu tamanho em apenas um segundo. Esses dados tornam a formiga prateada proporcionalmente 10 vezes mais rápidas do que Usain Bolt.

Cientificamente chamadas de Cataglyphsis bombycina, as formigas foram flagradas em vídeo. E, tamanha é a velocidade dessa formiga, que ela parece planar nas imagens.

O nome “formiga prateada” tem razão de ser: elas possuem uma espécie de escudo térmico que se torna bastante brilhante com a luz do sol. E não é só por beleza que ele está ali — esse escudo protege a formiga do sol escaldante do deserto e mantém o corpo abaixo da temperatura ambiente, que pode chegar até a 60 °C.

Os pesquisadores observaram ainda que, ao invés de “apenas” correr, a formiga prateada percorre as distâncias a galope, com os seis pés tocando o solo simultaneamente. O estudo também destaca a importância da descoberta para entender e detectar diferentes maneiras para melhorar o resfriamento passivo, aquele que não necessita de ventiladores ou outros sistemas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: