'Caçador de Exoplanetas' europeu será lançado dia 17

12/12/2019 às 09:001 min de leitura

A Agência Espacial Europeia (ESA) está fazendo os últimos preparativos para o lançamento do seu primeiro satélite para estudar exoplanetas além do Sistema Solar. Chamada de Satélite de Caracterização de Exoplanetas (Cheops), a sonda vai ao espaço em 17 de dezembro, após adiamentos nas tentativas anteriores de iniciar a missão, que ocorreram em outubro e novembro.

O lançamento acontecerá na Guiana Francesa a partir das 5h30, pelo horário de Brasília. Os aficionados por espaço poderão acompanhar todo o processo ao vivo por meio do site da ESA.  A instituição também fará uma cobertura do evento por meio do perfil oficial do Cheops no Twitter e na hashtag #cheops.

Estudando exoplanetas

Segundo explica a ESA, o Cheops tem uma finalidade diferente de missões como a Kepler, da Nasa, e não visa descobrir novos exoplanetas. O objetivo dos cientistas é estudar e mapear com detalhes os corpos celestes já encontrados e que tem semelhanças com a Terra. A agência considera o satélite um primeiro passo para a expansão da Europa na exploração espacial além do Sistema Solar.

(Fonte: ESA/Divulgação)

"A missão prepara o caminho para a próxima geração de satélites de exoplanetas da ESA - Plato e Ariel - planeados para a próxima década", explica a Agência Espacial Europeia, em seu site. Apesar do otimismo e planejamento, ainda existe muito caminho para ser percorrido pelo Cheops. 

O satélite para estudar exoplanetas será lançado em um foguete Soyuz-Fregat, acompanhado de outras sondas europeias. Ao chegar no espaço, o Cheops viajará durante meses e só começará a trabalhar de verdade depois de abril do ano que vem, quando vai analisar estrelas orbitando exoplanetas para coletar dados de densidade, visando auxiliar estudos fututos da ESA.

'Caçador de Exoplanetas' europeu será lançado dia 17 via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: