
Ciência
23/01/2020 às 12:00•2 min de leitura
As autoridades chinesas anunciaram a suspensão dos serviços públicos, em especial os relativos ao transporte, nas cidades de Huanggang e Ezhou, ambas vizinhas do epicentro do surto, a também fechada Wuhan. A medida é restritiva para evitar e tentar controlar a epidemia do vírus mortal 2019-nCoV, popularmente conhecido como coronavírus, que já resultou em 17 fatalidades até agora, além de ter se espalhado para quatro países e contaminado mais de 570 pessoas.
A medida protetiva de quarentena, que solicitou o fechamento dos transportes públicos e de comércios em locais fechados, já cerca mais de 20 milhões de pessoas e trata-se de uma das maiores crises de saúde da história contemporânea, tendo início em meados de dezembro de 2019. Neste momento, a preocupação é agravada por coincidir com o Ano Novo Lunar Chinês, o maior feriado da região, onde a locomoção e a movimentação entre regiões torna-se intensa e desenfreada, apesar de já ter sido cancelado em Beijing, Wuhan, Zhejiang, e Macau.
O início da quarentena ocorreu na cidade de Wuhan, atualmente isolada do resto do mundo, onde o vírus surgiu próximo ao mercado de Hunan, onde há a mistura de animais vivos e carnes cruas para serem comercializados, já fechado desde 1 de janeiro e encerrado suas atividades em 22 do mesmo mês.
"O vírus está atualmente se espalhando em taxas alarmantes. Os hospitais estão lotados de milhares de pacientes, que esperam horas para ver um doutor - você pode imaginar seu pânico," disse um doutor anonimamente para a BBC. "Normalmente, Wuhan é um ótimo local para viver e nós estamos orgulhosos de nosso trabalho - especialistas têm desenvolvido um guia para o diagnóstico e tratamento do coronavírus. Mas estou assustado porque esse é um novo vírus e os quadros são assustadores."
Originalmente, o vírus 2019-nCoV foi transmitido para humanos a partir dos animais, tratando-se de uma zoonose. Apesar disso, sua origem não traz explicações suficientes para entendê-la, especialmente a relação de contaminação e como ocorre o contágio entre humanos. Apesar da crise de saúde pública, não é a primeira vez que o vírus surge na China, já que uma variação ocorreu em 2003, registrando mais de 300 mortes em apenas oito meses.