Vape e cigarro aumentam risco de infecção grave por coronavírus

Vape e cigarro aumentam risco de infecção grave por coronavírus

Último Vídeo

Você sabia que o hábito de fumar pode te tornar mais vulnerável ao coronavírus? Segundo especialistas, o tabagismo e práticas como vaping suprimem a capacidade imunológica dos pulmões, facilitando infecções como a Covid-19.

Fumantes de longa data, incluindo os que preferem cigarros elétricos, têm mais riscos de desenvolver doenças crônicas nos pulmões. Por consequência, esse grupo é mais propenso a desenvolver quadros graves de Covid-19 — que estão diretamente relacionados à idade, imunidade baixa e problemas respiratórios.

"Todas essas coisas me fazem acreditar que teremos casos mais graves — especialmente em pessoas que são fumantes", afirmou a chefe de pneumologia pediátrica do Hospital Winthrop da NYU, Melodi Pirzada. “Uma vez que você tem histórico de tabagismo, todas as vias aéreas, o mecanismo de defesa dos pulmões, tudo muda”, disse Melodi.

(Fonte: IG Saúde/Reprodução)(Fonte: IG Saúde/Reprodução)

Um estudo feito na China identificou que homens tinham mais chances de contrair o vírus do que as mulheres. De acordo com alguns especialistas, isso acontece pelo fato de que o grupo de fumantes no país é predominantemente masculino.

Outra pesquisa publicada pela revista Chinese Medical Journal analisou 78 casos de Covid-19 e descobriu que pacientes com histórico de tabagismo eram 14% mais propensos a desenvolverem pneumonia após contraírem o vírus do que aqueles que nunca tinham fumado.

“[As pessoas que fumam] produzem mais muco e não limpam os pulmões [adequadamente]. Existem mudanças pró-inflamatórias e células imunes também são alteradas… É mais provável que elas contraiam o vírus e apresentem um quadro pior”, explica Robert Tarran, professor de biologia celular e fisiologia em Chapel Hill. 

Apesar de poucos estudos terem abordado a relação entre o tabagismo e quadros mais graves de Covid-19, inúmeras pesquisas já comprovaram que fumar afeta o sistema imunológico e acarreta em doenças respiratórias. Esses dois fatores, como já sabemos, são decisivos em infecções pelo Coronavírus. Dito isto, basta ligar os pontos. 

Se quer saber mais sobre o Covid-19 e ficar antenado nos métodos de prevenção, acompanhe nosso FAQ sobre o coronavírus.

Vape e cigarro aumentam risco de infecção grave por coronavírus via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.