Astrônoma Margaret Burbidge, a Lady Stardust, morre aos 100 anos

09/04/2020 às 11:002 min de leitura

Devido a complicações de uma queda, a astrofísica britânica Margaret Burbidge faleceu aos 100 anos de idade neste domingo (05). Lady Stardust, como era conhecida, foi uma das responsáveis por estudar as principais características internas das estrelas, revelando as origens dos elementos cósmicos e demonstrando que a maior parte das substâncias químicas foi sintetizada por reações dentro dos corpos iluminados, segundo ensaio denominado Síntese dos Elementos nas Estrelas.

A cientista, que começou a estudar Astronomia muito jovem, quando pegava a balsa noturna para observar as estrelas no céu da França e aos 12 anos de idade lia as obras do astrônomo e matemático James Hopwood Jeans, deu contribuições imensuráveis para a compreensão dos principais processos que ocorrem dentro das estrelas, além de trabalhar com instrumentos responsáveis pelo desenvolvimento do Telescópio Espacial Hubble.

"Lembramos de Margaret Burbidge, astrônoma pioneira e primeira diretora do Centro de Astrofísica e Ciências Espaciais da UC San Diego, que faleceu aos 100 anos de idade ontem. Foto da coleção digital de UC San Diego Library."

Autoconsiderada uma "observadora dos céus", a cientista se tornou um dos grandes ícones femininos da ciência, destacando-se em uma época em que as mulheres ainda ficavam em casa cuidando da família. Seu trabalho, que condensa mais de 100 páginas de observações sobre os mecanismos das estrelas, que são capazes de criar carbono e oxigênio a partir de reações termonucleares, é considerado um dos artigos mais importantes, desde 1957, para a astrofísica internacional.

"Foi o primeiro e ainda é o mais importante artigo que já foi escrito sobre o assunto... dando a vocês o livro de receitas sobre como fazer elementos e por quê", disse Mark Thiemes, químico da Universidade da Califórnia, em anúncio de comemoração aos 100 anos de Burbidge.

Nascida em 1919, Margaret Burbidge ganhou o apelido Lady Stardust como reconhecimento por ter descoberto como as reações dentro das estrelas criaram os elementos que constituem e formam todas as espécies vivas.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: