12
Compartilhamentos

Múmia moderna mais antiga do mundo é abrigada em pequena capela

Em uma pequena capela familiar no vilarejo de Vinnitsa, na Ucrânia, descansa o corpo da múmia moderna e mais bem conservada da atualidade: o médico Nikolai Ivanovich Pirogov.

A múmia não passa por cuidados especiais, sendo mantida em temperatura ambiente e armazenada em uma caixa de vidro. Mesmo assim, ela se mantêm bem preservada. Nikolai morreu em 1881.

Fontes, no entanto, afirmam que o bom estado do corpo se dá por meio de práticas de embalsamamento realizadas a cada cinco ou sete anos. O que se concorda é que ela está em um estado melhor do que a do corpo de Vladimir Ilyich Lenin, considerada a múmia moderna mais famosa.

Múmia moderna mais bem preservada do mundo é mantida em uma pequena capela na Ucrânia. (Fonte:  Vagabond, Bulgaria's English Magazine (Facebook) / Reprodução)Múmia moderna mais bem preservada do mundo é mantida em uma pequena capela na Ucrânia. (Fonte:  Vagabond, Bulgaria's English Magazine (Facebook)/Reprodução)

Quem foi Nikolai Ivanovich Pirogov?

Pirogov foi um importante médico-cirurgião russo que desenvolveu técnicas com gesso para tratar ossos quebrados. Além disso, ele foi fundador da cirurgia de campo e um dos primeiros profissionais da Saúde a utilizar éter como anestésico.

Seu corpo foi embalsamado horas após a sua morte. Pesquisadores contam que esse processo pode ter sido feito com uma mistura que ele mesmo criou e realizado por um dos seus discípulos, o David Vyvodtsev. Até hoje, cientistas tentam replicar essa técnica de embalsamento.

Pequena capela que abriga a múmia de Nikolai Ivanovich. (Fonte: Oddity Central/Divulgação)Pequena capela que abriga a múmia de Nikolai Ivanovich. (Fonte: Oddity Central/Divulgação)

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.