
Ciência
27/04/2020 às 04:32•1 min de leitura
Se as descobertas feitas até agora fizeram os pesquisadores constatarem a grande periculosidade do covid-19, uma nova pesquisa aponta uma complicação ainda mais preocupante relacionada a doença: o aparecimento de coágulos sanguíneos.
Alguns pacientes com o vírus apresentaram um aglomerado de células sanguíneas em seu corpo, assemelhando-se a um gel. Médicos acreditam que esse novo sintoma poderá gerar graves consequências, como derrames e ataques cardíacos.
A descoberta foi divulgada ao público por meio de relatos feitos pelos pesquisadores à imprensa. De acordo com Jeffrey Laurence, em entrevista à CNN: "o número de problemas de coagulação que estou vendo na UTI relacionados ao covid-19, é sem precedentes".
Infectados com coronavírus estão apresentando coágulos sanguíneos (Fonte: Pixabay / Divulgação)
De acordo com médicos, seus pacientes começaram a apresentar coágulos nas pernas, mesmo utilizando medicamente anticoagulantes, é o que relata o jornal The Washington Post.
Além disso, outros profissionais de saúde relataram à CNN que estavam tendo dificuldades em fazer processos de diálise com infectados pela covid-19, pois o aglomerado de sangue entope o tubo da máquina.
A hipótese levantada é a de que o aparecimento dos coágulos pode ser resultado de um sistema imunológico hiperativo, o que resulta no aglomerado de sangue e sangramentos.
Estão sendo feitos novos estudos acerca desse novo efeito, além de pesquisas sobre a eficiência dos anticoagulantes para auxiliar pacientes com covid-19.
Médicos e pesquisadores buscam solução para formação de coágulos devido à covid-19 (Pixabay/Divulgação)