Covid-19 e gripe: semelhanças e diferenças entre as doenças

Covid-19 e gripe: semelhanças e diferenças entre as doenças

Último Vídeo

A pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, está deixando as pessoas assustadas no Brasil e no mundo todo. Muitas pessoas diminuem a nova doença comparando ela à gripe, que tem sintomas semelhantes. Para poder evitar essa confusão, é importante entender quais as diferenças e semelhanças entre a covid-19 e uma "gripezinha" comum.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A transmissão

As duas doenças são transmitidas da mesma maneira: gotículas de saliva ou muco de infectados. E podem ser passadas por meio de espirros, tosse ou contaminar a mão em um objeto infectado e, em seguida, passá-la no rosto. 

Algumas diferenças começam no índice de contágio, R0, das doenças. Esse número indica uma estimativa do número médio de pessoas que pegam o vírus de um único infectado. A gripe tem um R0 de 1,3, enquanto a covid-19 varia entre 2 e 6.

Outra diferença é o tempo de incubação. O novo coronavírus varia de dois a 14 dias, enquanto a gripe demora aproximadamente quatro dias até se manifestar. E nos dois casos a transmissão pode ser feita por pacientes assintomáticos. 

Sintomas

Ambas as doenças tem alguns sintomas semelhantes, como febre e tosse, e ambas atacam os sistemas respiratórios. Além disso, ambas as doenças são mais perigosas para os idosos. Entretanto, a covid-19 pode deixar o paciente em um estado mais debilitado de insuficiência respiratória, causando sintomas como falta de ar e gerando insuficiência respiratória. 

Ambas as doenças podem gerar uma pneumonia, porém ela é bem mais comum na covid-19 do que na gripe. 

Grupo de risco, índice de letalidade e prevenção

As duas doenças têm os idosos como um dos principais grupos de risco, tornando esta parcela da população mais suscetível a casos de letalidade. O índice de morte por covid-19 é, sem dúvidas, a principal diferença entre as duas doenças. Isso porque ainda não se pode calcular com precisão a mortalidade da covid-19, mas ela já apresenta um número próximo de 6% dos casos, variando por regiões do planeta. Já a gripe tem uma letalidade de apenas 0,1%.

A prevenção é outra que tem semelhanças, mas uma diferença extremamente crucial. Ambas as enfermidades podem ser prevenidas com uma boa higienização das mãos, evitar locais fechados, evitar contato com contaminados, não tocar no rosto sem antes lavar as mãos e, também, pelo uso de máscaras. 

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A única, e mais importante, diferença é que a gripe é uma doença muito mais estudada e conhecida, portanto, já existe uma vacina para preveni-la, enquanto a covid-19 ainda está sendo estudada e as vacinas estão em período de testes.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.