NASA publica imagem de célula humana com o vírus SARS-CoV-2

02/06/2020 às 07:301 min de leitura

Nesta terça-feira (2), a NASA divulgou a imagem de uma célula humana sendo atacada pelo vírus SARS-CoV-2 em seu site Astronomy Picture of the Day (APOD) que, como o próprio nome diz, tem como objetivo veicular uma imagem astronômica por dia. Na publicação, a agência escreveu que estamos sob ataque, mas não de extraterrestres.

A foto divulgada pela NASA foi capturada pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID) nesta última semana, juntamente com outras micrografias do vírus.

Devido ao tamanho do vírus e seu processo de contaminação, as imagens sofreram um aprimoramento digital de cores para ficarem mais nítidas. Confira abaixo a foto divulgada pela NASA em seu site: 

O vírus SARS-CoV-2 (representado por pontinhos laranjas) está na superfície da célula (estrutura maior)O vírus SARS-CoV-2 (representado por pontinhos laranjas) está na superfície da célula (estrutura maior)

De acordo com o NIAID, os registros foram feitos a partir do material coletado de um paciente norte-americano, no momento em que suas células entraram em apoptose, processo mais conhecido como morte celular.

Durante o processo de contaminação da célula, o SARS-CoV-2 utiliza sua proteína spike para se conectar à membrana celular do hospedeiro. Com isso, o vírus consegue comandar a célula, obrigando-a a replicar seu material genético milhares de vezes. 

A célula hospedeira eventualmente fica sobrecarregada e morre. Este fenômeno causa uma "inundação" de material genético do vírus no organismo, contaminando outras células. Em sua publicação, a NASA escreveu: “Após alguns anos, a humanidade espera vencer essa guerra — mas somente após a morte de milhões de pessoas e a destruição de trilhões de coronavírus."

NASA publica imagem de célula humana com o vírus SARS-CoV-2 via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: