Seja o primeiro a compartilhar

Vacinas geneticamente alteradas contra covid-19 serão testadas na Europa

Uma reforma nas regras europeias pode acelerar o tempo de desenvolvimento de vacinas para covid-19 que contêm organismos geneticamente modificados (GMOs).

A Comissão Europeia já deve apresentar os planos na próxima semana, para que a União Europeia consiga doses para o bloco, sem ficar atrás dos EUA e da China. A informação veio de duas fontes da UE à agência de notícias Reuters

A decisão será benéfica para a produção de vacinas de empresas farmacêuticas como Johnson & Johnson e AstraZeneca. Essa mudança deve limitar as exigências dos países-membros do bloco em relação aos testes clínicos de vacinas e remédios com GMOs, realizados por empresas farmacêuticas. 

A medida pode agilizar a produção de vacinas contra a covid-19 na Europa. (Fonte: Freepik)A medida pode agilizar a produção de vacinas contra a covid-19 na Europa. (Fonte: Freepik)

Para citar um exemplo, em países como a França e a Itália, os tratamentos precisam da permissão de autoridades de saúde e dos departamentos de meio ambiente ou pesquisa do governo, atuando sob regras que têm mais de duas décadas de existência. 

Com a urgência de uma vacina contra a covid-19, é preciso de agilidade para o desenvolvimento dos testes. De acordo com a autoridade da Comissão Europeia em entrevista à Reuters, algumas das vacinas mais promissoras que estão sendo desenvolvidas contêm GMOs. 

A Vaccines Europe, representante de farmacêuticas como AstraZeneca, comentou que a reforma vai permitir uma competição equilibrada entre as vacinas que não contêm e as que contêm GMOs. Enquanto isso, a Johnson & Johnson e a AstraZeneca estão entre as cinco empresas apontadas pelos EUA como as mais prováveis de criar uma vacina contra a covid-19. 

O porta-voz da Comissão Europeia preferiu não tecer comentários sobre a questão. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER