Covid-19 afeta sistema renal na maioria dos casos mais graves

10/06/2020 às 11:001 min de leitura

As descobertas sobre o impacto do coronavírus no organismo humano continuam acontecendo em meio à pandemia da covid-19. No início do mês de junho, uma série de estudos apresentados no 57º Congresso da Associação Renal Europeia, que aconteceu online, mostraram como o coronavírus impacta os rins.

De acordo com os estudos, realizados na França, o vírus se instala e infecta as células do sistema tubular renal e, com isso, podem causar a Síndrome de Fanconi, que faz com que os nutrientes do corpo se dissipem pela urina.

Sistema renal é afetado pelo coronavírus e pode causar diversos outros distúrbiosSistema renal é afetado pelo coronavírus e pode causar diversos outros distúrbios

Realizado por cientistas da Universidade de Bordeaux, um dos estudos mostrou que a insuficiência renal aguda atinge até 80% das pessoas que estão com quadro grave da covid-19. A infecção acontece, de acordo com o estudo que foi publicado no Clininal Kidney Journal, porque as células possuem o receptor ACE2, o mesmo utilizado pelo vírus para invadir as células humanas.

Assim, o sistema tubular é afetado, o que provoca alteração significativa na reabsorção de importantes substâncias e nutrientes, como proteínas, bicarbonato, fosfato, potássio e glicose, provocando a Síndrome de Fanconi.

Entre as consequências da síndrome estão a redução da densidade óssea, doenças oculares, hepatomegalia, hipotireoidismo, distúrbios relacionados ao equilíbrio mineral além, é claro, de disfunção renal.

Em outra pesquisa, a equipe da Universidade de Lorraine analisou 42 pacientes sem problemas renais e que, depois de testar positivo para o coronavírus, apresentaram casos graves e variados da infecção.

Dos pacientes monitorados, 75% desenvolveram a Síndrome de Fanconi e, nos casos mais graves de covid-19, quase 20% desenvolveram problemas renais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: