Vida inteligente da Terra é rara e nada fácil de acontecer

11/06/2020 às 10:002 min de leitura

Publicado no último mês na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, um artigo proposto pelo cientista David Kipping, astrônomo da Universidade de Columbia, traz uma abordagem especulativa interessante sobre o estudo da vida inteligente terrestre, caracterizada, pelo especialista, como algo raro e de complicada recorrência. Com a intenção de prever o reaparecimento e determinar um padrão de raridade sobre sua existência, a pesquisa baseou-se em cálculos pouco convencionais, porém complexos o suficiente para apresentar resultados sobre tal natureza.

A proposta surgiu através de um paralelo entre a história da Terra e a de diversas civilizações extraterrestres, em que o cientista julgou o desenvolvimento terrestre como tardio e atrasado em relação aos outros lugares. Além disso, o especialista utilizou de cálculos conhecidos como Inferência Bayesiana, ou Análise Bayesiana, utilizando dados e hipóteses que se relacionam através de uma máxima semelhança, algo fundamental para estudos sobre inteligência e que encontram-se mais próximos do pensamento humano.

(Fonte: Amanda Carden/Reprodução)(Fonte: Amanda Carden/Reprodução)

"A Análise Bayesiana é apenas uma maneira de descrever e atualizar crenças - ou conteúdo de informação - quando você vê alguns dados", disse Will Farr, astrofísico da Stony Brook University. Dessa maneira, com a utilização de uma grande quantidade de informações retiradas de um tempo datado de 300 milhões de anos depois da formação dos oceanos primitivos, foi possível simular as possibilidades de surgimento de vida inteligente caso a história do planeta se repetisse.

Juntamente aos cálculos, quatro hipóteses principais foram levantadas pelo cientista: 

  • a vida é rara e frequentemente é capaz de produzir inteligência;
  • a vida e a inteligência são comuns e ocorrem frequentemente juntas;
  • a vida é comum, porém a inteligência é rara;
  • a vida é rara e não há potencial de desenvolver inteligência com frequência.

A partir daí, foi concluído que a possibilidade de surgimento de vida inteligente terrestre, desconsiderando a vida fora do planeta, seria de 9:1, caso houvesse um reboot no planeta e a história fosse reiniciada.

(Fonte: Nasa/Reprodução)(Fonte: Nasa/Reprodução)

“Se reiniciarmos a história da Terra, o surgimento da inteligência é realmente um tanto improvável. A análise não pode fornecer certezas ou garantias, apenas probabilidades estatísticas baseadas no que aconteceu aqui na Terra”, disse Kipping. “Ainda assim, encorajador, o caso de um universo repleto de vida surge como a aposta preferida. A busca por vida inteligente em mundos além da Terra não deve ser desencorajada."

Apesar do conhecimento histórico sobre como foi dado o surgimento da vida na Terra, pouco se sabe sobre a existência da inteligência, especialmente quando as variáveis externas passam a ser consideradas.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: