Satélite da NASA captura imagens impressionantes de cometa

12/06/2020 às 07:002 min de leitura

Um satélite solar da NASA — chamado STEREO-A, sigla em inglês para Observatório de Relações Terrestres-Solares A — tem capturado imagens super legais do astro-rei. Afinal, ele foi lançado em 2006 justamente para observá-lo por ângulos que os satélites aqui da Terra não conseguem, por causa da nossa órbita. Entre o final de maio e o início de junho, o STEREO enviou uma série de fotos que geraram esse GIF, em que é possível observar várias coisas interessantes que acontecem ao redor do Sol.

Para ver a imagem em alta resolução, clique aqui (Fonte: NASA/Reprodução)Para ver a imagem em alta resolução, clique aqui (Fonte: NASA/Reprodução)

Em primeiro lugar, dá para ver muito vento solar — o fluxo de partículas energéticas que o Sol manda para o espaço, constantemente, a uma velocidade entre 400 e 800 km/s —, no canto esquerdo da imagem. Além disso, é possível observar um pontinho ainda mais brilhoso caminhando em meio às incontáveis estrelas, no final do GIF. Esse pontinho é Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol. 

Contudo, a principal razão pela qual essa imagem merece atenção é o raio luminoso que atravessa o céu, de cima abaixo. Trata-se do cometa ATLAS. O nome vem do equipamento que o detectou, o Sistema de Alerta de Asteróides, na sigla em inglês.

O cometa ATLAS ainda vive

Assim que o cometa ATLAS foi descoberto, no finalzinho de dezembro de 2019, a reação foi de empolgação. Afinal, esse seria o primeiro fenômeno do tipo que poderíamos ver brilhando no céu terrestre, a olho nu, em muitos anos. Além disso, segundo os pesquisadores, o cometa ATLAS tem uma órbita que passa pelo sol apenas a cada 6 mil anos, aproximadamente. Ou seja, era nossa única chance de observá-lo, daqui. 

Mas a história acabou como aquele meme "o início de um sonho/deu tudo errado". Isso porque o cometa começou a se desintegrar em abril, conforme se aproximava do sol. Mas, pelo ponto de vista do satélite STEREO-A, ainda foi possível observá-lo, o que rendeu as imagens que você vê nesse post. 

Além disso, a NASA vai ter a chance de estudá-lo. Isso porque, em fevereiro de 2020, ela e a Agência Espacial Europeia lançaram o satélite Solar Orbiter. O equipamento iria começar a funcionar apenas em meados de junho, mas as equipes adiantaram os trabalhos, aproveitando que a órbita do cometa ATLAS está alinhada com a do novo satélite. Ainda não sabemos o que os cientistas vão conseguir estudar, antes que o cometa se desintegre. Mas, pelo menos, já temos essas belas imagens dele, não é mesmo?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: