Primeiro teatro de Londres pode ter sido descoberto em escavação

19/06/2020 às 04:002 min de leitura

O distrito de Whitechapel, localizado no centro-leste de Londres, pode entrar para os livros de História em breve. Isso porque, um grupo de arqueologistas da UCL (University College London), divulgou os primeiros resultados de uma escavação que iniciou em janeiro de 2019 com a descoberta do que pode ter sido o primeiro teatro local, provavelmente datado de 1567.

Estrutura de teatro utilizada por Shakespeare pode ter sido descoberta em Londres. (Fonte: Archaeology South-East - UCL)Estrutura de teatro utilizada por Shakespeare pode ter sido descoberta em Londres. (Fonte: Archaeology South-East - UCL)

A descoberta

As evidências encontradas pela líder da expedição, Stephen White, e sua equipe foram principalmente de partes de uma construção característica de teatros antigos, o que reforça a teoria de que provavelmente fosse o famoso Teatro Red Lion, também conhecido como o Teatro do Leão Vermelho.

A estrutura encontrada compreendia 144 composições de uma madeira incomum para a nossa época, além de um espaço de 12,27 m x 9,27 m – o que poderia ser exatamente o palco utilizado no local.

Mapa de 1703 com a possível localização do teatro. (Fonte: Archaeology South-East - UCL)Mapa de 1703 com a possível localização do teatro. (Fonte: Archaeology South-East - UCL)

Embora ainda exista uma grande discussão sobre a real localização do teatro a partir de divergentes relatos históricos, a maior parte deles aponta para as proximidades de Whitechapel. Apenas a falta de evidências físicas afastava essa hipótese até então.

O teatro de Shakespeare

Além de correr atrás do título de teatro mais antigo de Londres, o local também carrega outras façanhas. Segundo a equipe da UCL, é provável que esse tenha sido o palco das peças do jovem William Shakespeare na década de 1590.

Segundo o portal Live Science, Shakespeare e outros dramaturgos da época, como Christopher Marlowe e Ben Jonson, podem ter utilizado o espaço para apresentar as suas peças para a nobreza – uma das artes mais apreciadas como entretenimento.

Próximos passos rumo à História

Além da possível descoberta do teatro, outras estruturas identificadas como adegas da época foram encontradas ao redor. Seguindo a análise histórica da região, é possível que os estabelecimentos seguissem a tradição da armazenagem e consumo de cervejas.

A expedição foi concluída no último ano mas as análises das estruturas seguem a topo o vapor em laboratório com o intuito de trazer mais provas e interpretações para a reconstrução desse importante período da história.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: