Covid-19: Butantan recruta voluntários para testes da nova vacina

14/07/2020 às 08:002 min de leitura

O Instituto Butantan começou a recrutar a partir desta terça-feira (14) voluntários para a terceira fase de testes da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela indústria farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.  

Os testes serão realizados em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Tão logo os voluntários sejam recrutados, a vacina começará a ser aplicado no próximo dia 20 de julho. Serão 9 mil pessoas de cinco estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Se a vacina se provar eficaz  e segura, o fornecimento das doses será estendido por todo o Brasil até junho de 2021.

Diretor do Instituto Butantan Dimas Covas explica regras para inscrição (Fonte: Governo do Estado de São Paulo/Reprodução)Diretor do Instituto Butantan Dimas Covas explica regras para inscrição (Fonte: Governo do Estado de São Paulo/Reprodução)

Quem pode se candidatar?

Podem se candidatar profissionais de saúde que estejam na ativa e que ainda não tenham contraído a doença e nem morem próximo ao centro de pesquisa no qual se inscreveram. Candidatas do sexo feminino não podem estar grávidas e nem planejar engravidar nos próximos três meses. 

Nenhum dos voluntários deve ter qualquer tipo de doença instável que necessite de medicação que altere a resposta do sistema imunológico.

O cadastro já pode ser realizado pelo site do Governo do Estado de São Paulo, no qual os interessados deverão comprovar o preenchimento de algumas exigências adicionais, como ser maior de 18 anos, ter alguma experiência profissional na área de saúde e ter contato direto com o novo coronavírus. 

Se o voluntário se encaixar nas condições citadas, ele será informado sobre os endereços dos centros de pesquisa que deverão ser procurados para que sejam formalizados os processos para a participação no programa. Os dados a serem coletados pelos institutos serão mantidos em sigilo.

Freepik/ReproduçãoFreepik/Reprodução

O que é a CoronaVac?

A CoronaVac é o nome da parceria inédita firmada entre o Instituto Butantan de São Paulo e a empresa farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. O acordo foi assinado no último dia 10 de junho. Os 9 mil candidatos à possível vacina serão acompanhados durante um período de 12 meses.

Terminada essa fase de testes, e caso a imunização tenha se provado eficaz e segura, um acordo para produção em escala industrial será realizado de forma gratuita para o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa testagem foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: