Cientistas lançam o maior mapa 3D do Universo

21/07/2020 às 11:002 min de leitura

O Sloan Digital Sky Survey (SDSS), em parceria com o Estudo Espectroscópico de Oscilação de Baryon (eBOSS), lançaram, nesta semana, o maior mapa 3D do Universo. Contando com a participação de mais de 100 astrofísicos e cosmólogos de todo o planeta, o mapeamento chega a cobrir toda a estrutura do Universo desde que ele possuía cerca de 300 mil anos de existência, configurando o projeto mais completo e complexo do espaço.

O roteiro tridimensional espacial permite, então, a observação e o preenchimento de lacunas que até o momento eram bastante desconhecidas pelos cientistas, contando com uma medição de distribuição de galáxias mais padronizada e com precisão superior a 1% graças às técnicas de medição do telescópio da Fundação Sloan, no Observatório Apache Point.

"Juntas, análises detalhadas do mapa do eBOSS e experiências anteriores do SDSS fornecem agora as medições mais precisas do histórico de expansão [do Universo] no intervalo mais amplo de tempo cósmico", disse Will Percival, pesquisador do eBOSS e um dos principais autores da pesquisa. "Esses estudos permitem conectar todas as medições em uma história completa da expansão do Universo."

Com um grande potencial narrativo, o mapa conta uma história de cerca de 6 bilhões de anos atrás, quando o Universo sofreu uma expansão significativa e acelerada devido à presença de uma consistente quantidade de energia escura. O projeto, então, apresenta dados relevantes para o avanço dos estudos da física quântica e dos conceitos da teoria da relatividade, já que as informações embutidas no mapa são de difícil compreensão caso fossem isoladas para a realização de pesquisas modernas.

O longo método de pesquisa

Durante mais de 20 anos de mapeamento, os astrofísicos foram divididos em diferentes grupos, cada um utilizando galáxias distintas para poder realizar uma abordagem mais completa. Segundo dados do SDSS, foram mapeadas galáxias vermelhas e azuis, distribuídas entre a centena de cientistas com o objetivo de otimizar a precisão. Além disso, quasares, que são galáxias brilhantes com um supermassivo buraco negro central, também fizeram parte do escopo dos grupos.

Os resultados dos estudos sobre a expansão do Universo e sobre a medição de propriedades e estruturas fundamentais do espaço serão publicados em uma série de 20 artigos a serem posteriormente divulgados pela Royal Astronomical Society.