Floresta francesa abriga mais de 100 espécimes de cangurus-anões

23/07/2020 às 04:002 min de leitura

Abrigado em mais de 22 mil hectares distribuídos pela região de Yvelines, na França, um vasto grupo de espécies animais selvagens utiliza a floresta de Rambouillet como seu ambiente natural, muitas delas estando protegidas por leis de proteção ambiental vigentes. Porém, quem mais a atenção é um raro grupo de mamíferos parecidos com os cangurus, os wallabies, também conhecidos como cangurus-anões ou cangurus de Bennett, que se espalharam pela região durante a década de 1970.

Segundo os ambientalistas do Centro Florestal de Rambouillet, os exóticos cangurus de Bennett haviam sido transportados em massa, em 1970, para o distrito de Emance, localizado a poucos quilômetros da reserva e a oeste de Paris. Cercados por grades e enormes arames, alguns dos pequenos animais encontraram uma falha na cerca suficiente para permitir que escapassem e fugissem de sua clausura. Assim, deu-se início à jornada de desbravamento dos wallabies pela região, criando colônias e grupos maiores em alguns pontos.

(Fonte: Minden Pictures/Reprodução)(Fonte: Minden Pictures/Reprodução)

Outros fatores que levaram à tal migração foram as próprias condições climáticas do local, que costumavam ser bastante semelhantes às mesmas encontradas na terra natal dos cangurus-anões, na Tasmânia. Dessa forma, com todos os requisitos locais cumpridos e com a mata de Rambouillet fornecendo o sustento necessário para a preservação, sustentação e segurança dos animais, foi apenas questão de tempo para que cerca de 150 indivíduos se instalassem em definitivo.

Um animal tratado com lenda

Raramente vistos mesmo durante seus horários de maior atividade, muitas pessoas acreditam que a existência dos wallabies na floresta de Rambouillet seja pura ficção, havendo muita desconfiança caso histórias em que os animais foram identificados sejam contadas nos distritos vizinhos. Dessa forma, diversos observadores chegaram ao ponto de assinar atestados e declarações confirmando que conseguiram ver o canguru.

Outro problema sobre o caso está relacionado aos comuns acidentes de estradas. Segundo os moradores locais, companhias de seguro duvidam, muitas vezes, das justificativas apresentadas pelos acidentados que chegaram a ter seus veículos danificados após o encontro com um dos marsupiais, chegando a bloquear a ação do seguro conta o fato e prejudicando quem necessita de reparos nos automóveis. Até mesmo as placas de advertência sobre movimentação dos cangurus, colocadas nos acostamentos de estradas, são motivos de piada. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: