Asteroide próximo da Terra é descoberto por garotas indianas

05/08/2020 às 09:002 min de leitura

Duas estudantes adolescentes de Surat, na Índia, observaram um asteroide com potencial para cruzar a órbita terrestre. Classificado como um NEO (Near Earth Object, ou Objeto Próximo à Terra), o corpo rochoso, que passou a ser identificado como HLV2514 deverá aproximar-se do nosso planeta em um período de 1 milhão de anos, segundo estimativa informada pelo SPACE India, responsável por lançar o projeto de divulgação que colaborou com a descoberta das jovens.

O objeto foi visto durante um treinamento que as estudantes estavam realizando, permitindo a utilização do telescópio Pan-STARRS, da Universidade do Havaí. Apesar do asteroide fazer parte, inicialmente, do grupo que pode apresentar grandes riscos ao planeta Terra, ainda vai haver a necessidade da Agência Aeroespacial Norte-Americana (NASA) confirmar as dimensões e proximidade da rocha.

"ALERTA DE DESCOBERTA! Nós estamos orgulhosos de anunciar que Radhika Lakhani e Vaidehi Vekariya, duas estudantes do CBSE, de Surat, com a ajuda do SPACE Índia, descobriram um novo asteroide classificado como NEO e chamado de HLV2514."

Colaboração de peso

O treinamento das garotas contou com a participação de uma equipe de especialistas da Colaboração Internacional de Busca Astronômica (IASC), um time de cientistas e pesquisadores que conta com o suporte da Agência Aeroespacial. Graças a essa parceria entre IASC e SPACE India, foi possível utilizar um software avançado para estudar as imagens fornecidas pelo telescópio.

"Começamos o projeto em junho e enviamos de volta a nossa análise há algumas semanas à NASA. Em 23 de julho, eles nos enviaram um e-mail confirmando que tínhamos identificado um objeto próximo à Terra", disse Vekariya em entrevista à CNN. “Marcamos cerca de 20 objetos, dos quais este teve sorte. Atualmente, demos um nome aleatório e podemos ter a oportunidade de nomear o asteroide uma vez que sua órbita seja confirmada pela NASA. No entanto, pode levar alguns anos".

Segundo o Dr. Patrick Miller, diretor do IASC, o asteroide HLV2514 está atualmente localizado próximo ao planeta Marte e faz parte do grupo dos Amors, classificação de objetos que passam a maior parte do tempo em órbitas próximas à do Planeta Vermelho.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: