10 curiosidades sobre os leões, os felinos reis da floresta

10/08/2020 às 11:002 min de leitura

O Dia Mundial do Leão é comemorado anualmente em 10 de agosto e foi criado como uma campanha global para aumentar a consciência das pessoas sobre a importância do felino que é o rei das selvas para o meio ambiente como um todo. Confira algumas curiosidades sobre esse majestoso animal:

1. Gatinhos enormes

Os leões pertencem a família dos felinos e são os segundos maiores felinos, perdendo somente para os tigres.

a(Fonte: Pixabay)

2. Vivem em grupos

Os leões são os únicos animais da família dos grandes gatos considerados sociais, com os leões africanos sendo os mais sociáveis de todos. Eles gostam de estar juntos e mostram muito afeição por meio de brincadeiras, lambidas, ronronares, além de gostarem de dormir perto uns dos outros.

a(Fonte: Irina Anastasiu / Pexels)

3. Power girls!

As leoas fazem a maior parte do trabalho em um grupo. A caça, vigia noturna, liderança do grupo e proteção dos filhotes, se destina a elas. Mas, apesar de serem as primeiras a estarem na frente de tudo, na hora das refeições é o macho que come antes de todos. E, somente depois de satisfeito, filhotes e fêmeas podem se satisfazer.

a(Fonte: Alfie Wilson / Unsplash)

4. Extinção

Hoje os leões encontram-se somente em algumas partes específicas do continente africano, sendo que antigamente podiam ser encontrados por toda a África. Para ter uma ideia, a população deste animal na África foi reduzida para 21 mil, enquanto na década de 1950 existia o dobro no continente, comprovando o risco de extinção que a espécie está correndo.

as(Fonte: Freepik)

5. Rugido poderoso

Quando um leão ruge, pode-se ouvir o som que ele emite de uma distância de 8 quilômetros.

a(Fonte: Iurii Ivashchenko / Pexels)

6. Saltos e corridas

Um leão pode dar um salto de até 10 metros de altura e pode correr a 80 km/h por curtas distâncias. Sabia também que quando ele anda seus calcanhares não tocam no chão?

a(Fonte: Sergey Pesterev / StockSnap)

7. Quanto tempo vivem?

Leões na natureza vivem entre 10 e 16 anos, enquanto os leões de cativeiro podem chegar a viver até 30 anos.

a(Fonte: Sri Ranjani Mukundan / Unsplash)

8. Idade

Você pode adivinhar a cor de um leão pela cor da sua juba. Quanto mais escura é a juba, mais idade tem o leão.

a(Fonte: Alexas Fotos / Pexels)

9. Gestação rápida

Ao contrário das mulheres humanas que têm um período gestacional de, aproximadamente, 280 dias, as leoas passam por uma gestação de 110 dias. Sem período certo para acasalar, as fêmeas dão à luz a 3 ou 4 filhotes.

a(Fonte: PatternPictures / Pixabay)

10. Bebês caçadores

Ensinados desde pequeno a se manterem sozinhos, os pequenos leões e leoas dão início às suas caças quando completam onze meses. Porém, por serem ainda pequenos, contam com a proteção de suas mães para evitar que predadores como chacais, leopardos e hienas os ataquem. Apenas quando completam dois anos é que os jovens estarão prontos para se tornarem independentes e fortes.

***

Para celebrar a data, o National Geographic preparou o Especial Leões: Supremacia e Poder, que será exibido de 10 a 28 de agosto, a partir das 19h30, no canal. Já o Nat Geo Wild exibe no dia 10 de agosto, às 19h45, o documentário Quando os Filhotes se tornam Reis, que mostra a vida de dois filhotes lutando para serem os reis do seu grupo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: