Complexo de templos é achado sob aterro na Irlanda do Norte

11/08/2020 às 06:002 min de leitura

Um artigo científico publicado no mês passado no Oxford Journal of Archaelogy, periódico acadêmico da importante universidade britânica, apresentou a descoberta de um complexo de templos em Navan Fort, antigo monumento cerimonial localizado no condado de Armagh na Irlanda do Norte.

Sob um aterro na região central de Navan Fort, os arqueólogos detectaram, através de um levantamento geofísico multimétodos, um conjunto de templos monumentais que datam do início da Idade do Ferro. O que tudo indica é que a série de estruturas compõem as maiores e mais complexas instalações rituais desse período já encontradas na Europa. 

O aterro do Navan Fort (Fonte: Wikimedia Commons)O aterro do Navan Fort (Fonte: Wikimedia Commons)

Navan Fort, o aterro

A olho nu, Navan Fort se assemelha a um morro arredondado em cima e uma colina dentro de outro monte maior circundado por árvores.  O aterro fica ao lado de outros monumentos icônicos como Tara, Rathcroghan, Knockaulin e Cashel, constituindo um dos chamados centros provinciais da Irlanda.

A tradição oral apregoa que o local foi criado diretamente por Macha, a antiga deusa da guerra e da fertilidade. Textos históricos confirmam que esses complexos tornaram-se símbolos permanentes de poder para as primeiras sociedades medievais e centros reais que habitaram a Irlanda pré-cristã há mais de 2 mil anos.

Todas essas referências, aliadas à amplitude de escala das paisagens, têm incentivado a realização de inúmeras investigações, mas só recentemente as pesquisas não-invasivas têm tomado corpo na forma de novos dados capazes de facilitar interpretações inéditas. 

As novas técnicas de detecção de luz e medida de distância

Imagem do sistema de detecção LIDAR (Fonte: Oxford Journal of Archaelogy/Reprodução)Imagem do sistema de detecção LIDAR (Fonte: Oxford Journal of Archaelogy/Reprodução)

O recente estudo, conduzido por arqueólogos da Queen’s University Belfast e da University of Aberdeen na Escócia, utilizaram essas novas técnicas. Diferentemente das escavações de pequena escala já realizadas, a diversidade nas assinaturas magnéticas e na resistência elétrica do solo revelaram muitas características escondidas até então.

Os novos achados mudam de forma significativa os entendimentos anteriores, incluindo novas e espetaculares estruturas, e reavaliando o papel de Navan Fort na sociedade pré-histórica e medieval posteriores. Também ficou explícito o papel das paisagens cerimoniais no fortalecimento da realeza sagrada do norte da Europa.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: