
Estilo de vida
09/08/2020 às 11:00•2 min de leitura
Por quase 30 séculos, o Egito Antigo foi a civilização mais importante do mundo mediterrâneo. Desde as grandes pirâmides do Reino Antigo, a cultura egípcia vem se revelando através monumentos, objetos e artefatos recuperados de sítios arqueológicos. Citamos aqui as cinco histórias mais incríveis dessa grandiosa civilização.
(Fonte: Pixabay/Reprodução)
Há 8 mil anos, o Saara era uma planície verde e fértil. Os agricultores produziam grãos até que, sem que eles soubessem, algumas influências gravitacionais do Sistema Solar alteraram a inclinação da Terra em um grau em relação ao Sol, que passou a incidir diretamente sobre o Saara, transformando a região num deserto abrasador.
(Fonte: Ashmolean Museum/Reprodução)
Em 3.400 a.C. o Egito se dividia em dois reinos, o Alto Egito e o Baixo Egito. Um rei do Alto Egito, conhecido apenas como Escorpião invadiu o reino de baixo e tentou unir todas as terras. Uma forma de escrita foi desenvolvida para relatar as façanhas desse rei, aquilo que hoje conhecemos como hieróglifos.
(Fonte: Listverse/Reprodução)
Antes de 3.500 a.C., os egípcios enterravam seus mortos em covas rasas. A areia, o calor do dia e o frio da noite desidratavam o corpo, preservando-o. Após essa época, eles passaram a acreditar que, se a alma voltasse após a morte e não reconhecesse o corpo, ela se perderia. Aí teve início o costume da mumificação.
Estátua em pedra calcária de Sabu e sua esposa Meritites (Fonte: State Museum of Egyptian Art/Reprodução)
Embora as esposas egípcias antigas tivessem uma tendência a administrar o lar, elas não eram obrigadas a isso. Ao escolherem uma carreira, recebiam salários iguais aos dos homens para profissões como gerentes de fazendas, negócios, ou tecelãs, babás e artistas. Quando se casavam, as pessoas simplesmente passavam a morar juntas, seguindo estilos de vida independentes.
Estátua em bronze (Fonte: Museu de Menorca/Divulgação)
Plebeu, Imhotep foi uma das pessoas mais inteligentes da história da humanidade, médico, arquiteto e vizir do faraó Djoser, o primeiro da Terceira Dinastia egípcia em 2670 a.C. Ele projetou a primeira pirâmide construída que serviu de túmulo do faraó que, ao contrário do que mostrado por Hollywood, não foi assassinado por ele.
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.