As 5 histórias mais incríveis sobre o nascimento do Egito Antigo

09/08/2020 às 11:002 min de leitura

Por quase 30 séculos, o Egito Antigo foi a civilização mais importante do mundo mediterrâneo. Desde as grandes pirâmides do Reino Antigo, a cultura egípcia vem se revelando através monumentos, objetos e artefatos recuperados de sítios arqueológicos. Citamos aqui as cinco histórias mais incríveis dessa grandiosa civilização.

5. O Nascimento do Deserto do Saara

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Há 8 mil anos, o Saara era uma planície verde e fértil. Os agricultores produziam grãos até que, sem que eles soubessem, algumas influências gravitacionais do Sistema Solar alteraram a inclinação da Terra em um grau em relação ao Sol, que passou a incidir diretamente sobre o Saara, transformando a região num deserto abrasador.

4. Escorpião Rei

(Fonte: Ashmolean Museum/Reprodução)(Fonte: Ashmolean Museum/Reprodução)

Em 3.400 a.C. o Egito se dividia em dois reinos, o Alto Egito e o Baixo Egito. Um rei do Alto Egito, conhecido apenas como Escorpião invadiu o reino de baixo e tentou unir todas as terras. Uma forma de escrita foi desenvolvida para relatar as façanhas desse rei, aquilo que hoje conhecemos como hieróglifos.

3. Múmias

(Fonte: Listverse/Reprodução)(Fonte: Listverse/Reprodução)

Antes de 3.500 a.C., os egípcios enterravam seus mortos em covas rasas. A areia, o calor do dia e o frio da noite desidratavam o corpo, preservando-o. Após essa época, eles passaram a acreditar que, se a alma voltasse após a morte e não reconhecesse o corpo, ela se perderia. Aí teve início o costume da mumificação.

2. As Mulheres Livres

Estátua em pedra calcária de Sabu e sua esposa Meritites (Fonte: State Museum of Egyptian Art/Reprodução)Estátua em pedra calcária de Sabu e sua esposa Meritites (Fonte: State Museum of Egyptian Art/Reprodução)

Embora as esposas egípcias antigas tivessem uma tendência a administrar o lar, elas não eram obrigadas a isso. Ao escolherem uma carreira, recebiam salários iguais aos dos homens para profissões como gerentes de fazendas, negócios, ou tecelãs, babás e artistas. Quando se casavam, as pessoas simplesmente passavam a morar juntas, seguindo estilos de vida independentes.

1. Imhotep

Estátua em bronze (Fonte: Museu de Menorca/Divulgação)Estátua em bronze (Fonte: Museu de Menorca/Divulgação)

Plebeu, Imhotep foi uma das pessoas mais inteligentes da história da humanidade, médico, arquiteto e vizir do faraó Djoser, o primeiro da Terceira Dinastia egípcia em 2670 a.C. Ele projetou a primeira pirâmide construída que serviu de túmulo do faraó que, ao contrário do que mostrado por Hollywood, não foi assassinado por ele.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: