Neandertais 'inovavam' para sobreviver às mudanças climáticas

02/09/2020 às 05:002 min de leitura

A gente já sabe muita coisa interessante sobre os neandertais: sabemos que eles eram mais inteligentes do que se costuma pensar, eram exímios caçadores, conviveram com os Homo sapiens por milhões de anos e até mantiveram relações com nossa espécie, por exemplo. Mas nossos ancestrais neandertais sempre podem surpreender, a cada nova descoberta arqueológica: um artigo publicado no periódico científico PLOS One afirma que eles se adaptavam às mudanças climáticas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram ferramentas descobertas na caverna Sesselfelsgrotte, na Alemanha — um dos mais importantes sítios arqueológicos da Europa, de onde já saíram mais de 100 mil artefatos. Usando tecnologias de scanner 3D, eles observaram essas ferramentas nos mínimos detalhes, descobrindo que são muito mais complexas do que se pensava anteriormente.

Isso porque os arqueólogos costumavam acreditar que os neandertais caçavam apenas com facas de pedra com lâmina única, conhecidas como Keilmesser. Por outro lado, várias entre as ferramentas encontradas na caverna Sesselfelsgrotte tinham mais de uma lâmina, com diferentes pontas afiadas para maximizar a superfície de corte.

Algumas das ferramentas encontradas na caverna, na Alemanha (Fonte: PLOS One/Reprodução)Algumas das ferramentas encontradas na caverna, na Alemanha. (Fonte: PLOS One/Reprodução)

Exemplo das imagens em 3D, feitas pelos arqueólogos (Fonte: PLOS One/Reprodução)Exemplo das imagens em 3D, feitas pelos arqueólogos. (Fonte: PLOS One/Reprodução)

Tecnologia contra as mudanças climáticas

Os pesquisadores afirmam, no artigo, que essas ferramentas mais complexas teriam sido úteis quando o gelo começou a cobrir a Terra, por volta de 60 mil anos atrás, e os neandertais se viram obrigados a se deslocar com mais frequência.

Com mais lâminas, essas novas facas eram mais confiáveis e duravam mais tempo do que as ferramentas de lâmina única — o que era importante nesses tempos em que os neandertais não sabiam quando iriam comer novamente ou poder produzir uma nova faca.

Dessa forma, os arqueólogos afirmam que essas ferramentas são prova das habilidades avançadas de planejamento dos nossos ancestrais e demonstração clara de que eles eram capazes de criar estratégias para lidar com as restrições que eram impostas a eles. Quem sabe essa descoberta não pode dar umas boas lições de como nós, Homo sapiens, lidamos com as mudanças climáticas que estão ocorrendo agora?