A generosidade faz você parecer mais atraente

04/09/2020 às 03:002 min de leitura

O Mega Curioso não é aquelas digital influencers do Instagram para dar dicas de beleza ou de como conquistar o crush (embora a gente tenha um perfil por lá...), mas é que essa ideia que vamos dar hoje é comprovada pela ciência: a generosidade faz você parecer mais atraente.

Essa é a conclusão de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Indiana (EUA). Para isso, a professora Sara Konrath e sua equipe realizaram três pesquisas: uma com adultos mais velhos e duas que acompanharam grupos de adolescentes por anos, pedindo para que os participantes classificassem a beleza física das pessoas. 

Para que a pesquisa fosse mais confiável, os participantes não sabiam se as pessoas classificadas praticavam algum ato de generosidade — mesmo assim, aqueles que o faziam, eram julgados como mais bonitos. O artigo conclui: "Esse estudo confirma que pessoas percebidas como mais atraentes têm mais probabilidade de serem generosas e pessoas generosas são vistas como mais atraentes". 

Quer parecer mais atraente? Deixe o skincare de lado e invista na generosidade! (Fonte: Unsplash)Quer parecer mais atraente? Deixe o skincare de lado e invista na generosidade! (Fonte: Unsplash)

Fútil? Que nada!

Segundo a professora Konrath, o estudo é importante porque desmistifica aquela história de que as pessoas bonitas são mais egoístas e fúteis. Pelo contrário: todas as pesquisas feitas pela equipe mostraram que ser classificado como mais atraente estava associado com mais generosidade. 

Além disso, a pesquisadora dá uma dica daquelas que fazem a gente refletir: "Nossos estudos mostram que produtos de beleza e procedimentos estéticos podem não ser o único jeito de melhorar a aparência de uma pessoa. Quem sabe, ser generoso pode ser a próxima tendência de beleza". E a gente investindo rios de dinheiro em skincare...

Depois disso, você talvez esteja se perguntando porque a generosidade torna as pessoas mais atraentes. Bom, isso o estudo não respondeu. "Por mais que nós não consigamos explicar porque essa ligação entre generosidade e atratividade existe, nós percebemos uma consistência notável entre os três estudos, mesmo que eles tenham sido conduzido em épocas diferentes, com participantes diferentes e usando métodos e métricas diferentes", afirmou a co-autora do estudo, Femida Handy. 

Esse moço da foto parece bem atraente mesmo, com essa camiseta de voluntário... (Fonte: Freepik)Esse moço da foto parece bem atraente mesmo, com essa camiseta de voluntário... (Fonte: Freepik)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: