Seja o primeiro a compartilhar

Conheça 4 frutas que eram bem diferentes no passado

Como você deve imaginar, o processo evolutivo não foi exclusivo para os humanos e animais, com muitas plantas sofrendo alterações ao longo dos séculos. Muitos vegetais e legumes que consumimos atualmente já foram bem diferentes no passado, como é o caso da cenoura, que possuía variações mais pálidas ou arroxeadas muito destoantes da famosa coloração alaranjada. 

Separamos uma lista com quatro frutas que mudaram bastante com o passar dos anos, e você pode conferir abaixo:

1. Banana

(Fonte: Genetic Literacy Project/Reprodução)
(Fonte: Genetic Literacy Project/Reprodução)

Sendo extremamente popular aqui no Brasil, a banana é muito utilizada em nossa culinária, marcando presença em receitas doces e salgadas. Mas no início do século 20, seu sabor não se assemelhava nada com o que conhecemos hoje. Isso porque naquela época, o tipo mais consumido chamava-se Gros Michel, que foi amplamente exterminado por uma doença fúngica conhecida como Mal do Panamá.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Porém, uma alteração no gosto não é tão significativa se considerarmos que esta fruta já chegou a ter sementes grandes e duras, que atrapalhavam muito na hora de comê-la.

2. Pêssego

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

A maior mudança no pêssego foi o seu tamanho, pois originalmente ele não era maior do que uma cereja. A criação seletiva e manipulação por parte dos agricultores ao longo dos séculos serviram para destacar as qualidades mais favoráveis da fruta e modificar o seu sabor, passando de um gosto muito parecido com lentilha para aquele que conhecemos atualmente.

3. Melancia

(Fonte: Pinterest/Reprodução)
(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Reconhecida nos dias de hoje como uma grande aliada da saúde, além de um diurético natural, a melancia nem sempre foi tão vermelha e rica em líquidos. E isso se torna notável na pintura do artista italiano Giovanni Stanchi, que apresenta uma versão bem diferente desta fruta.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)
(Fonte: Pinterest/Reprodução)

A mudança ocorreu porque, a partir do século 17, ela foi “domesticada” e criada seletivamente para produzir o máximo de alimento possível, o que também alterou sua cor interna de um tom mais escuro para o vermelho brilhante com o qual estamos acostumados.

4. Berinjela

(Fonte: Wikipedia/Reprodução)
(Fonte: Wikipedia/Reprodução)

Você deve estar estranhado a presença da berinjela nesta lista, mas ela é um fruto, originado da planta Solanum melongena. Com uma história evolutiva bem rica e diversa, já apresentou muitas cores, como verde, amarelo e branco; além de um tamanho arredondado parecido com o tomate.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Contudo, o fato mais estranho é que a berinjela costumava ter uma “espinha” proeminente que ia de uma ponta até a outra, e isso foi alterado pelo mesmo motivo da melancia: garantir mais alimento a cada safra.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.