publicidade

16 benefícios incríveis que vão mudar seu conceito sobre as bananas

26/05/2014 às 10:374 min de leitura

Durante anos, a maçã foi vista como a fruta mais importante para o corpo humano, sendo recomendada por profissionais da saúde para evitar inúmeras doenças. Porém, a banana vai além e possui quatro vezes mais proteína que a maça, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes outras vitaminas e minerais.

Além disso, ela é rica em potássio, possui três açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) e fibra, sendo um alimento que rapidamente eleva o nível de energia. Porém, seus benefícios não acabam aí e você vai ver que essa maravilhosa fruta ajuda a prevenir diversas doenças e desequilíbrios.

01 - Depressão: remédio natural

A banana contém serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Porém, de acordo com o instituto de medicina e saúde norte americano, o aminoácido presente na banana não consegue passar a barreira hematoencefálica.

Contudo, a fruta também contém triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro. Em conjunto com a vitamina B3, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio, é produzida a serotonina. Em uma pesquisa recente realizada pela MIND, pessoas com depressão que consumiram bananas se sentiram melhor. Vale a pena arriscar!

02 - TPM: reduzindo os efeitos do mau humor

As bananas também podem minimizar os problemas relacionados a tensão pré-menstrual. Isso porque ela contém vitaminas do complexo B – neste caso, a vitamina B6, que funciona como um catalizador das funções celulares, como a conversão de aminoácidos. Por estarem relacionadas ao metabolismo, elas ajudam a regular os níveis de glicose no sangue, o que contribui para o humor.

03 - Anemia: prevenindo e curando

A anemia é uma doença caracterizada pela carência de um ou mais nutrientes essenciais. A mais comum delas é a anemia ferropriva, expressa pela falta de ferro no corpo. A banana, por sua vez, contém uma quantidade considerável de ferro que estimula a produção de hemoglobina e ajuda nos casos de anemia, além de também para preveni-la.

04 - Pressão sanguínea: fruta amiga do coração

Essa fruta contém elevadíssima quantidade de potássio, mas tem número reduzido de sódio. Tanto, que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos EUA) autorizou a indústria de bananas a oficialmente informar a capacidade da fruta de reduzir os efeitos da pressão alta e o infarto.

05 - Cérebro: aumentando a capacidade mental

Em uma escola em Twickenham, na Inglaterra, 200 estudantes foram selecionados para consumir uma banana no café da manhã, lanche e almoço. A ideia era medir se a banana poderia contribuir com um aumento na capacidade cerebral dos jovens. A pesquisa mostrou que frutas com elevado teor de potássio favoreceu a aprendizagem e os manteve mais alerta.

06 - Prisão de ventre: combatendo o mal comendo

A prisão de ventre, ou constipação intestinal, é um problema sério que compromete não só a saúde física, mas também a mental. Devido ao elevado teor de fibras da banana, a fruta ajuda a normalizar as funções do intestino e a superar os problemas sem que a pessoa tenha que recorrer ao uso de laxantes.

07 - Azia: acabando com o mal-estar

As bananas possuem um efeito antiácido natural no organismo, neutralizando os efeitos do excesso de ácido clorídrico no estômago, decorrente de má alimentação, estresse, comidas muito temperadas ou consumo de alimentos em horários irregulares.

08 - Enjoo matinal: para começar o dia

Assim como um método natural para combater os efeitos da tensão pré-menstrual, também serve para o enjoo matinal, pois ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

09 - Ressaca: curando a bebedeira

Para curar uma ressaca com banana, basta continuar no embalo e bebê-la também. Faça uma vitamina com a fruta, água e um pouco de mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto a água hidrata todo o sistema.

10 - Sistema nervoso: relaxe e coma banana!

Por ser rica em vitaminas do complexo B, a fruta atua diretamente no sistema nervoso, promovendo um maior equilíbrio no sistema. É um ótimo alimento para aqueles momentos que você acorda com o pé esquerdo, por exemplo.

11 - Úlceras: alívio imediato

A banana já é muito indicada contra desordens intestinais e também para os casos de úlceras. É a única fruta que pode ser comida crua sem causar desgaste a quem sofre do problema, inclusive úlceras crônicas. Como dito mais acima, ela neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

12 - Excesso de peso e pressão no trabalho: no dia a dia

O potássio ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, e na oxigenação do cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando ficamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva e reduz os níveis de potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.

13 - Controle de temperatura corporal: corpo e mente sãos

Em muitas culturas, a banana é vista como uma fruta “refrescante” e que pode reduzir tanto a temperatura física quanto a emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem em “temperatura baixa”.

14 - Desordens afetivas ocasionais: DAO

O triptofano, presente na banana, auxilia os que sofrem de DAO, que nada mais é do que uma coleção de pequenos transtornos de humor. Esse aminoácido é importante para a equilíbrio do humor no cérebro.

15 - Fumo: largando o vício

As bananas também podem ser usadas para quem quer largar o vício em cigarros – mas não vá fumar banana! O alimento elevados níveis e vitaminas C, A1, B6 e B12, além de potássio e magnésio, que ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da abstinência de nicotina.

16 - Infarto: reduzindo o risco de ter um

Uma pesquisa publicada pelo jornal de medicina New England afirma que comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por infarto em até 40%!

Bônus: picada de insetos, verrugas e calos

Sim, a banana é uma fruta tão poderosa que, às vezes, você nem precisa comê-la! Algumas pessoas dizem que esfregar a parte interna da casca da banana no local da picada de insetos, como pernilongos, ajuda a reduzir o inchaço e a coceira.

Alguns naturalistas usam a casca da banana contra verrugas e calos. Para isso, eles prendem a casca da fruta com a parte interna voltada para a pele e prendem-na com esparadrapo.

Gostou de saber mais sobre essa maravilhosa fruta? Então que tal comer uma todos os dias e aproveitar uma infinidade de receitas com ela?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: