Nova espécie de aranha com o rosto azul é documentada na Austrália

14/10/2020 às 05:002 min de leitura

Uma nova espécie de aranha-saltadora foi descoberta em Nova Gales do Sul, na Austrália. Com um tamanho aproximado de uma ervilha, o minúsculo animal de rosto azul foi encontrado por acaso por Amanda De George, diretora do Backyard Zoology, e aponta o surgimento não apenas de um novo indivíduo, mas de uma possível nova comunidade local dos pequeninos insetos.

Enquanto explorava as regiões próximas à sua casa, Amanda De George aproveitava para tirar fotos de uma pequena aranha-saltadora que estava se alimentando de outro inseto. A fotógrafa não demorou a se interessar pelo animal, que apresentava uma constituição exótica e diferenciada, mas acabou perdendo-o de vista e só o encontrou novamente cerca de quatro meses depois.

(Fonte: Amanda De George/Backyard Zoology)

“Essa aranha era absolutamente deslumbrante. Ela olhou para mim com seu rosto, palpos e olhos azuis elétricos. Eu literalmente engasguei”, disse De George, comentando sobre o segundo encontro com o inseto, em entrevista ao IFL Science. “Nem me preocupei em obter uma documentação imediata, pois pensei que seria muito fácil identificá-la através do Google por causa de suas características exclusivas. Não tinha a menor ideia de que havia realmente encontrado uma espécie nova para a ciência!”

Foi então que, após publicar as fotos da aranha em suas redes sociais, Amanda foi procurada pelo biólogo Joseph Schubert, do Museums Victoria, que afirmou que a aranha-saltadora, de fato, se tratava de uma espécie ainda não identificada, sendo o único grupo de Jotus, um gênero da família Salticidae, que possui a face azulada e um tamanho de cerca de 4 milímetros.

O início de um novo trabalho

A descoberta da minúscula aranha-saltadora marca um evento importante não apenas para a diversidade das espécies de aranhas espalhadas pelo planeta, mas para a própria comunidade científica, que continua realizando estudos a fim de registrar o máximo de espécies possíveis, especialmente quando os animais estão em regiões distantes e as medidas de lockdown e isolamento social da quarentena impedem análises presenciais aos ecossistemas dos insetos.

(Fonte: Amanda De George/Backyard Zoology)

Atualmente, a aranha-saltadora de rosto azul ainda não tem nome definido e não está devidamente classificada nos órgãos taxonômicos, mas em breve deverá ser documentada para que toda o planeta tenha conhecimento da nova espécie.