Quanto tempo uma espécie leva para ser extinta?

12/11/2020 às 04:001 min de leitura

Muitas espécies passaram pela Terra nestes 4,5 bilhões de anos de existência. Algumas fazem parte do nosso dia-a-dia, como nossos pets companheiros, outras só conhecemos através dos fósseis encontrados por arqueólogos. Mas quanto tempo uma espécie consegue sobreviver antes da inevitável extinção?

Responder isso não é uma tarefa fácil e depende de muitas questões, especialmente considerando que o planeta está passando por mudanças climáticas, destruição do habitat, entre muitos outros fatores. Tudo isso afeta diretamente na longevidade da fauna, o que faz com que muitos cientistas considerem que estamos passando pelo período da 6ª extinção em massa.

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Mesmo em períodos mais tranquilos na história da humanidade, a resposta varia bastante, sendo necessário considerar a classe dos animais que estamos observando. Os mamíferos, por exemplo, poderiam durar entre 1 e 2 milhões de anos, segundo um artigo publicado no People & The Planet.

A resistência das espécies também sofre alterações em diferentes períodos geológicos. Na atualidade, de acordo com um estudo na revista científica Integrative Zoology, um mamífero poderia viver em média 3,21 milhões de anos, sendo que animais maiores perdurariam mais que menores. Já as espécies invertebradas poderiam atingir a incrível marca de 5 a 10 milhões de anos!

(Fonte: Pexels)
(Fonte: Pexels)

Existem muitas controvérsias quando o assunto é a previsão da longevidade dos animais, mas uma coisa é consenso entre os especialistas: a influência do homem na questão. As escolhas dos seres humanos afetam diretamente o meio ambiente, causando a extinção precoce de muitas espécies, o que causa riscos não só para a fauna, que não consegue se adaptar às mudanças, mas também aos próprios causadores do desequilíbrio.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: