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Qual é a cor mais popular do mundo?

Uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Wisconsin-Madison tentou descobrir qual é a cor mais popular do mundo e revelou que as pessoas preferem o azul por causa das “boas vibrações”. O estudo feito em 2011 se baseou em dados coletados durante sete anos.

No total, existem mais de 110 tons de azul catalogados e um deles é o predileto de cerca de 45% da população mundial. No mundo dos negócios, o azul é usado em empresas que querem transmitir sentimento de calma, simpatia, harmonia e fidelidade.

“É muito difícil pensar em coisas azuis negativas. Muitas coisas ruins que relacionamos a essa cor não são realmente tão azuis, são muitas vezes mais roxas ou amarelas”, explica a psicóloga Karen Schloss, uma das autoras do estudo.

Um dos elementos levantados que podem indicar por que essa cor é a preferida no mundo todo é o fato do predomínio do azul no céu e no mar, levando a uma relação direta com a vida na Terra.

Azul é a cor mais bela

Contudo, vale ainda afirmar que essa preferência pelo azul não é uniforme durante todo o ano. Os psicólogos Stephen E. Palmer e Karen Schloss refizeram a pesquisa em 2013 para medir alguma alteração na opinião das pessoas e descobriram que os gostos mudam de acordo com a estação do ano e o momento vivido.

Por exemplo: na época do outono, existe uma preferência maior por cores mais sóbrias e escuras. Já as pessoas que estão vivendo grandes comemorações preferem os tons mais quentes.

Por fim, o estudo comprovou ainda uma mudança de preferência com a aproximação das eleições, quando o usuário tende a dar mais prioridade para cores relacionadas aos partidos ou causas que defende.

Psicologia das cores

Cada cor transmite uma emoção e faz o cérebro reagir de uma forma diferente
Cada cor transmite uma emoção e faz o cérebro reagir de uma forma diferente

As cores têm uma relação direta com o que sentimos e são usadas para nos guiar em decisões de compra. Desta forma, o marketing aproveita as ações do inconsciente para cumprir com os objetivos de divulgação.

Algumas marcas, por exemplo, optam por tons de cinza para transparecer elegância e intelectualidade. Porém, essa mesma cor também pode remeter a tédio e velhice. O azul costuma remeter a serenidade, bondade e paciência, e jamais deve ser usado para decorar uma lanchonete ou embalagens de comida. O vermelho remete a sensualidade, vitalidade e agressividade. É, por isso, uma das cores favoritas das redes de fast food.

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